Ator de Chiquititas, Chico Abreu está com novo projeto para crianças

Publicado em

Quem assistiu Chiquititas, novela infantil que marcou época no fim da década de 1990, tem na memória afetiva o famoso personagem Tatu, vivido pelo então ator mirim Chico Abreu. Hoje, o também compositor, cantor e autor está com 38 anos, adotou o nome artístico Xá, casou com a atriz e cantora Lívia Izar, teve um casal de filhos e não parou de trabalhar com conteúdo para os pequenos. Manaká é o novo projeto que une a família e traz histórias contadas em clipes, músicas e em show da dupla. “Ondas do Rio, Ondas do Mar” é o primeiro single do projeto da série “SIM, viver é um presente!”, com muita alegria e alto astral para toda a família – já está no canal do YouTube (https://www.youtube.com/manakaoficial) e nas plataformas digitais de música (https://bfan.link/ondas-do-rio-ondas-do-mar).

Original e inédita, idealizada por Xá, a série gravada no “quintal de casa”, na região do Recreio dos Bandeirantes (RJ), tem direção do premiado Luís Antônio Igreja (dirigiu, entre outros, o programa infantil ‘Tem Criança na Cozinha’ no canal Gloob [2013-2015] e o filme ‘Poropopó’ – seu primeiro longa-metragem), com arranjos do renomado produtor musical e maestro Julinho Teixeira (Padre Fábio de Melo, Roberta Miranda, Elba Ramalho, Emílio Santiago, Xuxa, entre outros), e conta ainda com as animações e colagens da artista plástica Bárbara Coimbra, além de TOM&LUZ como produtora associada. O projeto Manaká terá 13 clipes ao todo, e será apresentado com show ao vivo.

Todo o trabalho foi gravado na região onde reside, fez toda a diferença. “Aqui tem uma simplicidade quase rural. Isso nos remete Minas, Paraná, de onde viemos. Andamos bastante de bicicleta, nossos filhos estudam em escolas diferenciadas com mais liberdade metodológica, vamos a cachoeira, ao sítio do Toninho, a praia! Foi exatamente essa contemplação que inspirou a estética dos clipes e está presente neles. Nosso filho brinca de areia na praia aonde gravamos o clipe “Ondas do Rio, ondas do Mar”, diz Xá.  As cenas foram gravadas na Reserva da Prainha e na própria escola de um dos filhos, com os amigos reais da classe. “Essa mistura entre o real e o fantástico era o que a gente queria retratar. A vida comum bem olhada e bem vivida gerando sentidos”, acrescenta Livia.

O clipe de “Ondas do Rio, Ondas do Mar” tem duração de 2 minutos e 40 segundos, foi produzido em live action (quando a animação faz parte da ação dos personagens interpretados por pessoas reais) e se inspirou no olhar da infância, sempre atento às possibilidades, para trazer as próprias mãos como brinquedos e dar vida aos personagens, tecer histórias e formar elos imagéticos e fantásticos. No clipe, um banho diferente em casa com uma história bem contada faz emergir os mistérios do fundo do mar de forma simples e extraordinária. As mãos tornam-se peixinhos, siris, cavalos-marinhos, corais coloridos, entre outros.

Manaká - Credito Da Foto Pino Gomes
Manaká – Credito da Foto Pino Gomes

Tudo começou com o encontro profissional entre Xá e Li – hoje, uma família formada através da arte e do amor e que gerou dois filhos. Desta vivência, surgiu a ideia de produzir músicas para o público infantojuvenil e formar o Manaká. Ela, curitibana formada em rádio e TV, atriz premiada, compositora e cantora. Ele, mineiro, estudante de antroposofia e pedagogia waldorf, teve passagem pela novela Chiquititas (anos 1990) e escreve músicas, espetáculos, séries e filmes. “O Manaká é uma dupla de música para infância que canta em suas composições o livre brincar, o afeto nas trocas intergeracionais e o contato íntimo com a natureza – como pilares de uma infância plena!”, diz Xá.  A dupla evidencia o bem, o bom e o belo da vida, com liberdade de gêneros musicais e com referência aos hinos da infância dos anos 80 e 90. Eles fazem um trabalho a partir da criança de hoje, para a família inteira curtir junto, estreitando e fortalecendo vínculos. Como eles dizem: “O Manaká existe para tornar a vida de todos mais radiante e feliz”.

O Manaká abre uma frente de opções. E o show “SIM, viver é um presente!”  seguirá pelo mundo afora. São 60 minutos onde Liv e Xico brincam, cantam, pulam, interpretam, contam causos e interagem com o público, num clima vibrante e de alto astral. As canções vão trazer muitas histórias e passeiam por emoções diversas: ora despertando gargalhadas e fazendo dançar, outrora comovendo, sensibilizando e emocionando. “É um projeto multiplataformas: é show, filme, clipe, brincares… é vida! Em família, pungente, cheinho de propósito”, diz, Xá, que é um dos nomes mais requisitados na atualidade para produção de conteúdo de excelência para crianças.

Desde a participação no especial do Dia das Crianças da TV Cultura em 2017, o Manaká vem se apresentando por todo o Brasil. Recomendado pelo Jornal O Globo como um dos oito melhores trabalhos de música para crianças da atualidade, já circulou por hospitais públicos do Rio de Janeiro, levando afeto e alegria para crianças internadas, familiares e profissionais da saúde. 

Acompanhe o Manaká no Canal do YouTube e  nas plataformas digitais de música.

Youtube:> https://www.youtube.com/manakaoficial

Siga o Manaká: www.instagram.com/manaka.oficial

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal ou mesmo do Portal iG.

A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<