O clima das festas de final está no ar e logo após a virada do ano os preparativos para o carnaval já intensificam. Rabanadas, panetones, bacalhau compõem as mesas das famílias na noite de Natal. O EGOBRAZIL conversou com rainhas, musas e até musos do carnaval carioca e descobriu o que não pode faltar nas ceias de natal. Vale a pena “esquecer” a dieta nestas últimas semanas do ano?
Lili Tudão, Rainha de bateria da Unidos da Ponte
+ Amanda Fernandes seguirá como musa da União da Ilha em 2025
“O que não pode faltar na ceia é a rabanada, eu amo rabanada gelada, é um prato que eu acho a cara de Natal. Não faço dieta nessa época, por ser um período de muitas coisas gostosas, e ao contrário de muitos eu amo uva passa, para mim elas dão um toque final nos pratos.
Rose Nascimento, rainha de bateria da União do Parque Acari
“Na minha ceia de natal com certeza não pode faltar bacalhau, nozes e espumante. O diferencial é a quantidade que se come. Pode comer de tudo um pouco sem exageros. Esse é o diferencial”
Thay Magalhães, Madrinha da Acadêmicos de Niterói
“Na minha ceia não pode deixar de faltar a Salada de bacalhau, que é o que vai salvar das comilanças nesse final de ano. E sobremesa vou abusar das frutas com iorgute.”
Tatiana Breia, musa da União da Ilha
“Na minha ceia não pode faltar tender com fios de ovos e cereja e também um bom bacalhau. Não faço dietas e adoro misturar comidas doces com salgadas. Uma farofa com cebola e bacon também é tudo de bom, além de panetone cheio de frutas secas. Me permito alimentar bem e aproveitar todos os momentos.”
Amanda Fernandes, Musa da União da Ilha
“Na minha ceia não pode faltar um Chester bem temperado e arroz. O importante para a dieta é não exagerar e comer de tudo um pouco, além de beber 3 litros de água por dia.”
Danny Foxx, Rainha de bateria da Independentes de Olaria
“Na minha ceia não pode faltar panetone. Na infância, não tínhamos dinheiro para comprar e quando tinha era a maior riqueza do mundo. Hoje posso comprar e é uma coisa que me remete à muitas lembranças. ”
Bárbara Torres, musa do Acadêmicos do Jardim Bangu
“Na minha ceia de natal não pode faltar Lentilha para dar sorte, prosperidade para o novo ano, para o carnaval e minha escola. O segredo é você comer sem exageros, beber bastante água e depois voltar para o foco.”
Priscyla Vidal, Rainha da escola Tradição
“Na ceia da Rainha não pode faltar o Peru e Salada de grão de bico com bacalhau. Minha mãe faz essa salada com maionese, azeitonas, com cebola fatiada, salsa e mais alguns segredinhos da Culinária do Clã Vidal.”
E se engana que pensa que só as mulheres se preocupam com a alimentação. Os musos, que também abrilhantarão os desfiles de 2024 na Marquês de Sapucaí, também reveleram o que não pode faltar na sua ceia.
Daniel Zarmano, Estilista e muso do Império da Tijuca
“Com certeza na minha ceia não pode faltar a rabanada feita pela minha mãe. Eu me lembro que ficava parado sentado no chão da cozinha e ela fazendo a ceia. Aquele cheiro de canela com açúcar exalava a casa toda. E no mais é a rabanada mais gostosa do mundo. E como com vontade, natal não combina com dieta rs”
Rodrigo Para Assú, muso da Unidos da Ponte.
“Na minha ceia não pode faltar rabanadas, pois representa o corpo de Cristo. Não tenho um diferencial na minha dieta, próximo ao Carnaval evito frituras, refrigerante e na última semana como apenas comidas leves”
Renny Delmondes, muso Império da Tijuca
“Na minha ceia dou preferência a pratos com carne, mas é claro que na ceia acabamos comendo mais um pouquinho. Já ficamos de dieta o ano inteiro, então deixo para ser mais rigoroso após o Réveillon e voltar a rotina para o carnaval”