Eles são maioria absoluta no jogo. O BBB 23 já tem oito participantes negros, enquanto três brancas seguem na casa. Antes do Paredão entre Bruna, Gabriel e Aline, o brother Fred Nicácio conseguiu reunir todos os colegas pretos de jogo para um clique.
Não é novidade para ninguém que a pauta racial é muito presente no BBB23. Desde o anúncio dos participantes, isso virou assunto, afinal, é a primeira vez que tantas pessoas negras entram na casa em uma única edição. O nome disso é paridade. Nos últimos anos, a Globo tem feito questão de colocar o assunto em discussão.
Logo no começo do jogo, o VT “Trançando Histórias” contou narrativas de Bruna, Aline, Marvvila, Domitila, Tina e Paula. Mais uma vez, a produção mostrou a importância da igualdade racial no jogo. As histórias de cada uma das mulheres pretas lá importam.
Fred Nicácio passou duas semanas fora do jogo e teve contato com diversas informações a respeito do tema. Ele soube de como isso virou tema aqui fora e a ótima aceitação do público a respeito. Não tem nenhum “mimimi” quando o assunto é racismo. De volta para casa, o brother levou consigo o debate.