O Festival de Cinema de Gramado está marcado para acontecer em agosto, porém, na noite de terça-feira, 11 de julho, as novidades do evento foram reveladas no Prodigy Santos Dumont, localizado no Centro do Rio de Janeiro. O encontro foi conduzido pela jornalista Renata Boldrini e contou com a presença do Vice-Prefeito de Gramado e Secretário de Turismo, Luia Barbacovi, da presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, dos curadores Caio Blat e Marcos Santuario, além de realizadores, produtores, atores e jornalistas.
Caio Blat, que integra pela primeira vez o time de curadores, ressaltou a importância do festival, considerado o principal do gênero no país: “Para mim, o que faz um festival ser grande é uma seleção forte, com qualidade, diversidade e que exiba a potência do cinema brasileiro. Com a seleção deste ano, posso afirmar que Gramado é o maior festival de cinema do Brasil”, declarou o ator.
+ Super Carros: Tradição e Inovação em Gramado; vem saber!
Os organizadores do festival anunciaram os 12 filmes que competirão na categoria de Curtas-Metragens Brasileiros pelos prêmios Kikitos, bem como revelaram os nomes que receberão homenagens nesta edição: Lucy Barreto e Ingrid Guimarães.
Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, destacou que essa conquista reflete a notoriedade da visão feminina no audiovisual. “Pela primeira vez em nossa história, estamos concedendo todas as nossas honras a mulheres. Dessa forma, refletimos sobre as diversas gerações de mulheres que construíram e continuam construindo o cinema no Brasil. Relembramos a história com Léa Garcia e Laura Cardoso, pilares fundamentais do audiovisual, e damos as boas-vindas aos novos nomes que levam a qualidade de nosso cinema ao exterior, como Alice Braga. Agora, saudamos também Lucy, uma produtora que deixou sua marca na cinematografia de nosso país, e Ingrid, que levou milhões de pessoas ao cinema para apreciar suas obras”, afirmou.
Fotos: Roberto Filho / Brazil News