O Campinas Matsuri, festival que celebra a cultura e a gastronomia japonesa, movimentou a Estação Cultura no último final de semana, reunindo milhares de visitantes em três dias de programação gratuita. O evento, realizado de 28 a 30 de novembro, combinou tradição e modernidade em uma série de atrações para todas as idades.
Promovido pelo Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, o festival fez parte das comemorações pelos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, assinado em 1895 e considerado marco histórico para o início da imigração japonesa no país, em 1908.
A programação musical trouxe nomes consagrados da canção japonesa no Brasil, como Karen Ito, Sergio Tanigawa e Paula Hirama, além de artistas ligados ao Nipo de Campinas. O público também pôde acompanhar apresentações de danças tradicionais, como o Yosakoi-Soran, e vibrar com o som dos tambores japoneses em performances dos grupos Wadaiko Tsubame, Mitsuba, Wadan Taiko Ensemble e RyuKyu Koku Matsuri Daiko.

Os amantes da cultura geek tiveram um espaço especial, com desfile e concurso de cosplay, além de oficinas de mangá, bonsai, ikebana, origami e oshibana. O festival ainda contou com uma área de expositores oferecendo produtos variados — de roupas a doces típicos.

Na praça de alimentação, o público encontrou pratos tradicionais que já conquistaram o paladar dos brasileiros, entre eles sushi, sashimi, yakisoba, tempurá, guiozá e okonomiyaki.
Para Takao Sato, organizador do evento e de outros matsuris pelo país, o festival fortalece a conexão entre o público e a cultura japonesa:
“A cultura japonesa é muito rica e diversa, e muitas vezes isso não chega às pessoas. Queremos ampliar essa percepção e proporcionar novas vivências.”
Já Denis Teruya, presidente do Nipo de Campinas, destaca o papel da cidade:
“Campinas é uma referência nacional quando falamos em cultura oriental.”

*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.




