Caso em consultório alerta à importância da comunicação entre paciente e dentista

Publicado em

Uma paciente processou, recentemente, um dentista no estado de Minnesota, Estados Unidos, por “desfigurá-la” durante a realização de um procedimento odontológico que incluiu 32 intervenções em uma única consulta. O profissional realizou 4 canais, 8 coroas e 20 obturações, ultrapassando o limite ético e prático estabelecido para procedimentos odontológicos. O caso levanta questões sobre os limites éticos em procedimentos dentais, a necessidade de comunicação eficiente entre dentista e paciente e os riscos de tratamentos extensivos em uma única sessão.

Para os cirurgiões dentistas Dra. Juliana Laboissiere e Dr. Marcos Laboissiere, o caso destaca a importância da modernidade nos consultórios atuais, sendo possível realizar tratamentos em sessões únicas, destacando que facilitam a vida do paciente. Porém, os profissionais destacam a necessidade de consentimento prévio, planejamento detalhado e comunicação eficiente para evitar transtornos como o do caso em questão.

Segundo o Dr. Marcos Laboissiere, a falta de comunicação entre o profissional e o paciente foi um possível cerne do problema. Ele destaca a eficiência dos tratamentos em sessões únicas, mas ressalta que a individualização dos procedimentos é crucial. “Cada paciente tem suas limitações e preferências, e um planejamento bem realizado, utilizando a tecnologia moderna, poderia ter evitado o constrangimento tanto para o paciente quanto para o dentista”, explica o especialista.

<
Profissionais devem informar detalhadamente os procedimentos ao paciente
Profissionais devem informar detalhadamente os procedimentos ao paciente

A importância de informar detalhadamente os procedimentos ao paciente, garantindo que ele compreenda completamente o que será realizado é um dos pontos cruciais para garantir o sucesso que o paciente e dentista almejam. “O consenso entre ambas as partes, paciente e dentista, é fundamental, a abordagem deve ser personalizada, considerando as preferências e tolerâncias de cada indivíduo”, finaliza o profissional.

O caso em Minnesota destaca a necessidade de manter uma comunicação transparente, planejamento detalhado e respeito pelos limites individuais em procedimentos odontológicos. A análise dos especialistas ressalta a importância de abordar cada caso de forma única, adaptando os tratamentos às necessidades e desejos de cada paciente.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© 2023 EGOBrazil | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<