Cineclube Waldisa Russio é inaugurado, em São Paulo

Publicado em

Quando a jovem Jessica Gomes começou a pensar em seu trabalho de conclusão de curso na faculdade de Comunicação, ela não fazia ideia de que estava prestes a iniciar uma trajetória notável. “Campos Conquistados”, um documentário que investiga a relação das árbitras de futebol com o ambiente em que atuam, ganhou destaque em festivais de cinema e foi escolhido como a obra inaugural do Cineclube Waldisa Russio, na capital paulistana.

Após a exibição do documentário, mediada pela renomada Clarissa Kushnir, uma mesa de debates proporcionou uma discussão enriquecedora, com a participação da Educadora Social do Museu do Futebol, Angélica Angelo.

Além da presença de representantes de diversas áreas artísticas, a inauguração do Cineclube contou ainda com uma apresentação musical de Fernando Starkey, com a participação de Kiko Perrone.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Localizado em uma acolhedora casa no Campo Belo, exatamente onde a importante museóloga residia, o Cineclube é a primeira iniciativa do Instituto Waldisa Russio, cuja presidência é ocupada por Nyda Parnoff, sobrinha de Waldisa.

“No início, eu tinha pensado em abrir a casa como um hostel para receber estudantes de museologia. No entanto, logo percebi que deveria ir além. O Instituto Waldisa Russio se propõe a ser um espaço de compartilhamento de conhecimento não apenas sobre o universo da museologia, mas também sobre estudos e arte em geral”, destaca Nyda.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A ideia do Cineclube foi concebida pelos experientes irmãos Bruno e Jane Saglia, que têm ampla experiência na sétima arte como realizadores, organizadores e produtores de filmes premiados, além de terem participado do Festival de Cinema de Vassouras. Eles também são responsáveis pela curadoria da primeira exposição do Instituto, intitulada “Waldisa Russio – Da múltipla formação à sua transformação”, que destaca documentos significativos da trajetória da museóloga, uma mulher à frente de seu tempo.

“O Instituto Waldisa Russio está pronto para receber a todos, ampliando a arte e o legado de uma das pioneiras da museologia no Brasil, com foco na democratização e diversidade cultural”, enfatiza Bruno Saglia.

Mensalmente, o Cineclube Waldisa Russio apresentará um filme seguido de uma mesa de conversa com diretores e produtores. A modelo, influencer e ex-miss Monike dará um toque especial às discussões, entrevistando os convidados.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para obter mais informações, visite o site oficial do Instituto Waldisa Russio em https://institutowaldisarussio.org ou siga @institutowaldisarussio nas redes sociais.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal ou mesmo do Portal iG.

A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<