Em temporada de despedida, o solo A Descoberta das Américas, estrelado por e dirigido por Alessandra Vannucci, atualmente em cartaz no CCJF (Centro Cultural Justiça Federal), no Rio de Janeiro, chegará a São Paulo em outubro, no Cultura Artística. O espetáculo ficará em cartaz de 3 a 26 de outubro, com apresentações de sexta a domingo, no Culturinha, celebrando duas décadas de sucesso e reconhecimento no teatro brasileiro.
Um dos maiores fenômenos do teatro brasileiro contemporâneo, o solo narrativo estreou em 2005, baseado no texto original de Dario Fo (Johan Padan a la descoverta de le Americhe). Ainda no mesmo ano, Julio Adrião conquistou o Prêmio Shell de Melhor Ator, e a montagem foi eleita pelo jornal O Globo como uma das dez melhores peças da temporada. Desde então, o espetáculo já contabiliza mais de 700 apresentações, passando por 26 estados brasileiros e 10 países em quatro continentes.
A história de Johan Padan
A montagem acompanha a saga de Johan Padan, um anti-herói rústico e carismático que escapa da Inquisição espanhola e embarca em uma das caravelas de Cristóvão Colombo. No “Novo Mundo”, enfrenta naufrágios, massacres e escravização, até ser reverenciado como líder por povos indígenas, conduzindo-os em uma batalha contra os invasores.
Com cenário mínimo, iluminação essencial e apenas um ator em cena, a montagem aposta em recursos cênicos reduzidos para valorizar a força da interpretação. Julio Adrião dá vida a dezenas de personagens — de indígenas e colonizadores a animais e figuras religiosas — em uma performance que mistura energia, humor e crítica social.
Sobre o segredo da longevidade da peça, Julio Adrião explica: “Saber que cada vez é única e que a grande maioria do público assiste a uma dessas únicas vezes, me faz ter a clareza da responsabilidade que é refazer a cada dia. Essa motivação, de viver mais um momento único, onde o que mais importa é o espetáculo, já que foi por ele que as pessoas saíram de casa, pagaram um ingresso e se encheram de esperança de ver algo que justificasse essa expectativa, é o que realmente me move. Não há reinvenção, mas sim a convicção de poder propor um jogo cujas regras eu apresento na hora e o público compra. Tenho o privilégio de saber que o jogo pode funcionar, desde que eu não me coloque acima dele.”
Serviço
Espetáculo: A Descoberta das Américas
Local: Cultura Artística / Culturinha – R. Nestor Pestana, 196, Consolação, São Paulo – SP
Datas: de 03/10 a 26/10
Horários:
•Sextas e sábados: 20h
•Domingos: 19h
Ingressos:
•Inteira: R$ 100
•Meia: R$ 50
•Compra: culturaartistica.org
Classificação indicativa: 14 anos
Ficha Técnica
•Tradução e adaptação: Alessandra Vannucci e Julio Adrião
•Direção: Alessandra Vannucci
•Atuação: Julio Adrião
•Figurino: Gabriella Marra
•Iluminação: Luiz André Alvim
•Mídias sociais: Rafael Teixeira
•Assessoria de imprensa: Matheus Damaso
•Produção: Fernando Alax – Casa136 Produções Artísticas
•Realização: Julio Adrião Produções Artísticas

As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e podem não necessariamente expressam a opinião deste portal.
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.