Como a estrutura elétrica das casas podem influenciar num incêndio doméstico?

Publicado em

Erros nas instalações e utilizações elétricas são alguns dos principais causadores

Dia a dia vemos notícias de diversos casos de incêndios domésticos que só provam que muitas das casas e apartamentos não estão protegidos corretamente. Segundo dados do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, no ano de 2020 houve um aumento de 18% de ocorrências de incêndios registrados em todo o estado se comparado com 2019.

O que notamos é que a maioria dos incêndio residenciais estão sendo causados por problemas elétricos, curto circuitos, gambiarras elétricas ou sobrecarga de interruptores.

<

De forma secundária, também vemos pessoas que acabam esquecendo panelas no fogo, ou até mesmo por conta de vazamentos de gás”.

Isso quem explica é o bombeiro Souza Junior. De acordo com ele, simples cuidados com tapetes, eletrodomésticos e fiações podem ser essenciais para evitar o risco de incêndio. Confira algumas dicas!

  • Evitar sobrecarga na rede elétrica residencial é uma das principais atitudes que podem ajudar a não causar acidentes, é evitar ligar mais de um aparelho elétrico na mesma tomada;
  • Tome cuidado ao usar extensões e não utilize extensões “caseiras”. Use sempre aquelas compradas em lojas confiáveis e equipamentos com certificações.

Como proteger sua casa em casos de apagões?

Um dos incidentes que vem acontecendo bastante em muitos bairros residenciais das zonas urbanas do Brasil são os apagões e oscilações na energia elétrica. Ele acaba afetando não só os eletrodomésticos, mas toda a estrutura elétrica da casa com a chance de acontecer um curto circuito.

Existem equipamentos de segurança elétricos que evitam ou diminuem a chance de curtos circuitos. São chamados de DRs. Ao realizar a revisão da parte elétrica em sua residência, solicite ao eletricista a instalação desse equipamento. Quando tiver a sobrecarga na rede, ele já identifica, desativa a energia e evita qualquer acidente”, explica Souza Junior.

<

Além dessas dicas, outra coisa importante é que em momentos de temporais você deve retirar os aparelhos eletrônicos da tomada por conta de raios.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© 2023 EGOBrazil | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<