Empresária Barbara Aguiar fala sobre o papel feminino na construção de novas formas de se fazer negócios
O mundo dos negócios sempre vem sofrendo alterações dentro de suas próprias estruturas. Com obrigações de um público cada vez mais exigente e informatizado, as marcas necessitam de perfis de liderança, força e criatividade. E dentro desses requisitos, temos diversas mulheres ocupando espaços importantes e alterando os rumos de instituições nacionais e internacionais
Se outrora os homens desempenharam esse papel central na articulação das atividades empresariais para encontrar soluções e gerar receitas, nos últimos tempos vemos um crescimento acentuado da liderança feminina, principalmente dentro dos setores relacionados à beleza, saúde, cosméticos e estética.
Para a empresária Barbara Aguiar, que é criadora do Método Barbara Aguiar para tratamento de estrias e lifting – projeto que é revolucionário dentro do setor -, o olhar da mulher dentro de um empreendimento faz toda a diferença, pois as empresárias estão pautadas nos detalhes que muitos homens não conseguem ver.
“As mulheres mostram um domínio na gestão das pessoas, conseguem construir ótimos relacionamentos com o público de interesse e ainda podem estruturar toda a organização, além da criatividade e inovação. Acredito que tudo isso traz um novo ritmo na manutenção dos laços entre marcas e clientes, o que oferece novas oportunidades a todos”, disse.
De acordo com a base de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnadc), o último trimestre do ano passado fechou com pelo menos 10 milhões de empresas com uma mulher à frente de alguma marca. Dentro do mercado de saúde e estética essa liderança é ainda maior, com 43% dos negócios do setor sendo comandados por elas – dados de 2022 do Serasa Experian.
E esse sucesso passa muito pela nova forma que essas mulheres têm de conhecer seu próprio público e abrir portas. Barbara Aguiar, por exemplo, criou um curso especializado em ensinar o seu método para diversas profissionais da área de saúde. Movendo vínculos e gerando novas empreendedoras ao mercado, a empresária acredita que é por meio dessas iniciativas que as mulheres conseguem diversificar e dinamizar o mercado.
“Com cada vez mais mulheres capacitadas e especializadas, temos a chance de mostrar o empoderamento feminino por meio de ideias interessantes e inovadoras. Se há um engessamento ou pouca criatividade dentro de um setor, são essas mulheres que encontram caminhos por meio da experiência e do conhecimento”, explica Barbara.
Mesmo ainda aquém do seu máximo potencial dentro de um mercado que ainda privilegia os homens, as mulheres vêm mostrando que a ideia de que elas são apenas consumidoras já passou. Hoje, a mulher cria produtos e serviços para todos os públicos, estreita laços e constrói pontes para uma sociedade ainda mais democrática.