Copa Ninja de MTB movimenta o comércio de bikes no litoral do Paraná

Publicado em

E se destaca na opinião pública como a melhor na região sul do país.

No cenário pitoresco do litoral Paranaense, de beleza natural e riqueza cultural, se unem para receber um evento esportivo que tem conquistado o coração de ciclistas e turistas, a Copa Ninja de Mountain Bike (MTB). O evento, já consolidado no calendário esportivo nacional, atrai competidores de várias partes do Brasil e, ao longo dos anos, vem demonstrando um impacto significativo no comércio local e na promoção da cultura da região.

Porém, tudo tem um início, e foi no ano de 2019 que a Copa Ninja de MTB se iniciou. No começo era uma brincadeira entre amigos, que se desafiavam entre si em corridas de bicicletas chamadas de “rachões”. Entretanto, com o passar do tempo, o que era uma brincadeira cresceu, para um negócio maior, de tal forma que despertou a atenção de órgãos, como a Federação Paranaense de Ciclismo, e através disso veio o convite para filiação e homologação. Tornando o que era apenas uma descontração entre alguns ciclistas do litoral, um evento oficial e com uma estrutura imensa, nascendo assim a Copa Ninja de MTB.

E na sua primeira edição, no ano de 2020, o evento teve a infelicidade de presenciar as restrições da pandemia. Porém, seguindo o protocolo da OMS e cuidados sanitários, o evento conseguiu se realizar, e foi um grande sucesso. Já que a cada competição aumentava a quantidade de inscritos, equipes e público, atraindo atletas de vários estados, profissionais e amadores de todas as idades. De 2018 para 2023 o número de ciclistas amadores e profissionais na região subiu de 500 para aproximadamente 5000.

O que resultou em uma grande mudança no comércio local, como citado mais acima. Além de pousadas e restaurantes, as lojas de equipamentos esportivos e as bicicletarias também se beneficiaram com a divulgação da competição de ciclismo. Calculasse que em apenas uma etapa, entre os participantes, o valor bruto em bicicleta e equipamentos como sapatilha, roupas e capacete ultrapasse a casa dos R$4 milhões, um número bastante significativo que vem fomentando o comércio local.

O funcionamento do campeonato se resume em seis etapas, nas quais os atletas podem optar por seis categorias, obedecendo os critérios de cada uma delas:

Ciclo Turismo: Foi uma categoria criada para os amantes do pedal sem aquela responsabilidade de classificação, a galera curte a vibe da competição apreciando as lindas paisagens das estradas ecológicas do litoral do Paraná;

Light: Para quem quer iniciar em competições, trajeto curto, pouca altimetria e com baixo grau de dificuldade;

Sport: Trajeto mais desafiador, geralmente escolhido por ciclistas que querem elevar o nível do pedal, com uma distância intermediária assim como a altimetria;

Pró: Nessa categoria o circuito além de exigir habilidade, devido ao grande grau de dificuldade, o atleta também precisa de muita força e resistência;

Elite: Geralmente os atletas enfrentam o mesmo trajeto da pró, porém, com uma pitada a mais de emoção;

Kids: Onde os ferinhas mostram que não vieram para brincar. Essa categoria é um grande diferencial da Copa Ninja, elaboramos circuitos para formar verdadeiros campeões.

Todas categorias são divididas por sexo e faixa etária com exceção da Ciclo Turismo e Elite que é idade livre.

Além disso, a competição contribui para a promoção e valorização da cultura local, incentivando a sustentabilidade e conservação ambiental. Por isso a Copa Ninja de MTB foi considerada o melhor evento da região, pois conseguimos unir, competição e entretenimento, oferecendo o que há de melhor no segmento e um final de semana agradável para toda a família.

“Nosso objetivo é entregar o que há de melhor no segmento, em relação a categoria kids o foco é formar campeões e futuramente ver um desses ferinhas brilhando nas pistas dos campeonatos mundiais de MTB” Rodrigo Ninja idealizador, fundador e Organizador do evento.

Quer saber mais? Acesse:

Instagram: @copaninja
Site: www.copaninjamtb.com.br (em construção).
Facebook: Copa Ninja

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal ou mesmo do Portal iG.

A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<