Cultura pela inclusão e para combater o Capacitismo

Publicado em

Com objetivo de Incluir as pessoas com deficiência, combater o capacitismo e usar a arte para desenvolver potências, o Instituto Teatro Novo está com inscrições abertas para oficina de artes cênicas, cujo público-alvo é de pessoas a partir dos 15 anos de idade, com deficiência intelectual, síndrome de down ou autismo. Serão dez meses de duração a partir do próximo dia 19, no Teatro Popular Oscar Nyemeyer.

E tem mais! Vem aí a Semana Cultural T21, com uma programação incrível em prol da inclusão, marcando o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março! Este ano, a campanha do instituto é “Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo”. A abertura da programação foi no domingo com um aulão de Canoa Havaiana com o projeto PCD em Movimento, na Praia de Charitas, Quiosque 19, Point do Remador.

A agenda conta ainda com workshop de grafite (dia 22), oficina Teatro Novo (dia 19), aulão websérie e exposição de fotografia (dia 20), aula de automaquiagem (dia 21), festa (dia 22), aulão de charme (dia 23) e trilha (dia 24).

Mais informações e inscrições no Instagram @institutoteatronovo.

DIA 19 – AULA INAUGURAL OFICINA TEATRO NOVO
Com a presença da secretária da Cultura e do presidente da comissão de cultura de Niterói.

Faixa etária: a partir de 15 anos
Dias: terças-feiras
Horário: das 14h às 17h
Duração: 10 meses
Vagas: 25
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Gratuita

Considerando que:

* Deficiência Intelectual é caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo.
* Síndrome de Down é uma condição genética causada pela presença de um cromossomo extra no par 21.
* Autismo (Transtorno do Espectro do Autismo – TEA): O autismo é um transtorno do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social.

DIA 20 – WEBSÉRIE
Aulão para seleção de gravação de uma websérie com o ator Miguel Nasser em parceria com a agência Désir!

Faixa etária: a partir de 15 anos
Dia: 20 (quarta-feira)
Horário: das 14h às 18h
Local: DÉSIR – Av. Pres. Roosevelt, 102 – São Francisco
Gratuito

Esta atividade é em parceria com Miguel Nader – ator e humorista, que tem trabalhos disponíveis nos streamings Netflix, Amazon, Globo Play, Play Plus, Youtube. Esteve presente em diversas produções na Globo, Record e SBT e também no palco com espetáculos de diferentes gêneros – e com a Désir, agência de casting que busca indicar artistas para produções veiculadas em diversas plataformas midiáticas, com um catálogo formado por artistas, vindos de todas as regiões do país, com múltiplos talentos e idades variadas, atuam em catálogos, campanhas publicitárias, desfiles, espetáculos teatrais, séries, webséries, novelas e filmes, entre outros.

DIA 21 – AULA DE AUTOMAQUIAGEM
Faixa etária: a partir de 15 anos
Dia: 21 (quinta-feira)
Horário: das 9h às 12h
Vagas: 15
Local: NU.RO Premium Coiffeur – Jardim Icaraí
Rua Lopes Trovão, 24 – Jardim Icaraí
Gratuita

O NU.RO JARDIM ICARAÍ é o primeiro salão de beleza a oferecer acessibilidade aos clientes e oportunidades para pessoas com deficiência, em um ambiente moderno e inovador na cidade de Niterói.

DIA 22 – GRAFITE
Faixa etária: a partir de 15 anos
Dia: 22 (sexta-feira)
Horário: das 14h às 17h
Vagas: 10
Local: São Domingos
Gratuita

Oficineira do grafite, Aila Ailita é uma das pioneiras do grafite feminino do estado do Rio de Janeiro. Entre exposições, mutirões de grafitei, projetos culturais, tornou-se professora de grafite. Trabalhou na Fundação Municipal de Educação de Niteroi durante 11 anos, com grafites nas fachadas e espaços de convivência nas unidades municipais de educação infantil com grafites de cunho inclusivo e de e de valorização dos territórios das mesmas. Aila Ailita trabalhou uma temporada no projeto Cidade Ilustrada, realizado pela Prefeitura de São Gonçalo, onde são produzidos murais artísticos pela cidade por artistas gonçalenses. Aila é uma militante da cultura hip hop, foi conselheira suplente da Câmara Setorial de Artes e Culturas Urbanas de Niterói, é membro do Fórum de Culturas Urbanas de Niterói e facilitadora do Grupo de Trabalho do Grafite do estado do Rio de Janeiro, dentro GTRJ de Hip Hop da construção nacional de Hip-Hop por políticas públicas e valorização da cultura Hip-Hop. Hoje Aila, faz parte da assistência artística do projeto Cores da Brasil da prefeitura do Rio, projeto que constroi a maior galeria de arte urbana da América Latina. Aila Ailita com 22 anos ao serviço da cultura grafite/hip-hop, se tornou mestra de grafite pelo notório saber. Aila Ailita é pertencente à cultura hip hop.

DIA 21 – EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA – FOTOGRAFIA PARA TODOS
Horário: 18h
Local: Câmara Municipal de Niteroi
Av. Ernani do Amaral Peixoto, 625 – Centro

Os registros fotográficos que compõem esta exposição são do coletivo Fotografia para Todos, da turma composta por pessoas T21, que através de sua essência, criatividade e com prática a promoção da documentação e registro adquirida através da oficina conseguiu potencializar a capacidade de cada um.

Além dos belos registros e ampliação de acesso aos saberes do segmento das Artes Visuais dentro da fotografia desenvolvidos pela Ponto de Cultura Fotografia para Todos da Sociedade Fluminense de Fotografia, o projeto vem promovendo a autoestima, protagonismo, o sentimento de pertencimento e cidadania de seus alunos, já que fortalece a participação na vivência social.

DIA 23 – AULÃO CHARME
Faixa etária: a partir de 15 anos
Dia: 23 (sábado)
Horário: das 10h às 12h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Campo de São Bento
Gratuito

Esta atividade é em parceria com a Família Black Star que é um movimento de inclusão social, cujo objetivo é disseminar a cultura e a arte através da dança, feito para abrigar todas as pessoas, independente de etnias, gênero, idades e raça. Mostramos que é possível, sermos felizes sem preconceito e abraçando a todos com um único propósito crescimento da Cultura Charme e suas vertentes.

DIA 24 – TRILHA CAMINHO DE DARWIN
Faixa Etária: A partir de 15 anos
Dia: 24 (domingo)
Horário: 8h às 12h
Local: Engenho do Mato, em Niterói, e termina no bairro Itaocaia Valley, no município de Maricá.
Gratuito

Esta trilha faz parte do projeto Ecoarte no Caminho Darwin promove a valorização e o uso sustentável do patrimônio cultural imaterial do Circuito Turístico Caminhos de Darwin, que faz parte do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Inea).

Sobre a Oficina Teatro Novo

A oficina concentra-se em desenvolver a capacidade dos participantes de improvisar de maneira criativa e confiante, adaptando as as atividades de improvisação para atender às características e preferências de cada um, tornando-as acessíveis e envolventes.
A proposta é levar em consideração as potencialidades das habilidades dos participantes para atuação, por meio de uma interpretação de forma inclusiva, incentivando a explorar a análise de personagens e roteiros de forma criativa e respeitando suas individualidades. Inclui ainda exercícios e atividades voltadas para a expressão corporal, cuidadosamente projetadas e adaptadas para ajudar os participantes a se comunicarem através de gestos, movimentos e posturas.

Sobre o Instituto Teatro Novo

O Instituto Teatro Novo é uma organização não governamental sem fins lucrativos que realiza ações socioculturais voltadas para pessoas com deficiência intelectual, autismo e Síndrome de Down. Os projetos do instituto dão atenção à inclusão, cidadania, empoderamento, empreendedorismo, anticapacitismo (discriminação por motivo de deficiência) e bem-estar.

As oficinas teatrais do grupo acontecia no Charitas Aero Clube, em Niterói, há quase 15 anos, e se tornaram um espaço permanente de sensibilização para a mudança de paradigmas acerca da inclusão na cultura. A metodologia utilizada nos ensaios vem servindo de referência a pesquisadores, professores e estudantes com debates abertos aos interessados.

Ao longo de seus quase 20 anos de atuação, o Grupo Teatro Novo realizou mais de 50 peças. Em 2005, desenvolveu o Projeto “Realizar Faz a Diferença”, uma peça sobre educação no trânsito para estudantes universitários apresentada em 30 faculdades, em parceria com a Prefeitura de Niterói e a Secretaria de Trânsito de Niterói, com o apoio da CEG.

Em 2004, o grupo foi convidado para se apresentar na abertura do Ano Ibero-americano de Deficiência, em Brasília, onde estavam presentes ministros de Estado e o presidente da República. Em 2006 recebeu o Prêmio Além do Limites da Funarte, e em 2012 o Prêmio Rio Sociocultural da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Em 2021 o Grupo Teatro Novo estreou seu mais novo espetáculo, ensaiado de maneira remota durante a pandemia de Covid 19, no Theatro Municipal de Niterói, com três dias de casa lotada. Em 2022 teve sua 2ª Edição do Festival realizada em dezembro de 2022, na Sala Nelson Pereira dos Santos e na Biblioteca Parque de Niterói. E agora em 2023 recebemos o Prêmio Heloneida Stuart como instrumento de reconhecimento e estímulo às boas práticas culturais no estado do Rio de Janeiro.

O Teatro Novo segue desde sua criação a metodologia de Rubens Emerick Gripp, criador do grupo, que é formado e especializado em Psicologia Clínica e Educacional, e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal ou mesmo do Portal iG.

A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<