Famosas brasileiras e da gringa já se curvaram à tendência conhecida como “ilusão de óptica, ou “trompe l’oeil” em francês. Trata-se de estampas sobre tule fino que muitas vezes se confundem com tie-dye, mas não é.
“É uma estampa que pode dar a sensação de aumento ou diminuição do corpo de quem usa”, explicou Arlindo Grund, consultor de moda, ao “Elas no Tapete Vermelho”. Pode haver também interferências de artes plásticas e pichações, que vêm direto dos anos 1980.
Na lista das brasileiras, que já exibiram looks com a tendência, estão a influenciadora Jade Picon, do ex-BBB; a vencedora do reality em 2021, Juliette, além de Anitta, Ludmilla, Taís Araújo. Lá fora, Dua Lipa, Kylie Jenner, a top Jourdan Dunn e a cantora Doja Cat também já apostaram na trend. Veja detalhes dos looks delas
Juliette, Ludmilla e Jade Picon apostaram na tendência de ilusão óptica em looks bem manchados e que até lembram tie-dye, mas são estampas com com manchas de várias cores. O bacana é que o efeito aparece tanto em vestidos, conjuntos de top com calça e com saia. Os recortes entram no estilo cut-out, outra trend.
Os looks, tipo segunda pele, caíram no gosto de Jade Picon, que foi eliminada nesta semana do BBB 22. No reality, usou body da Shein, uma collab com a artista Pamela Madlangbayan, que custava R$ 55. Assim que ela apareceu no programa, as peças se esgotaram. O body traz mistura de várias cores fortes, outra tendência do momento.
Anitta, que confirmou status de popstar internacional nos desfiles de moda de Paris, sendo ovacionada pelo público, não ficou de fora dessa. Para participar do “Domingão do Huck” em janeiro, a cantora usou macacão as Syndical Chamber, que valoriza suas formas. O look é a verdadeira tradução da “ilusão de óptica”, pois parece que desenha as formas, os músculos e até o bumbum da cantora. Você usaria?
Taís Araújo apostou no vestido estilo segunda pele coloridão da Dolce & Gabbana, com interferências de pichação à la anos 1980, como disse o consultor de moda Arlindo Grund. Transparente e cheio de atitude, o look chama a atenção. A atriz usou a peça para um dos episódios de “The Masked Singer”, da Globo.
A cantora Doja Cat e a influenciadora Kylie Jenner usam looks da marca inglesa Forbidden Knowledge. Assim como body coloridão de Jade visto acima, o vestido e o macacão das famosas lembram manchas que marcam a temperatura do corpo.
Jean Paul Gaultier foi um dos precursores do trompe l’oeil manchado nos anos 1990 e, em 2021, lançou, entre outras, a linha Tennis Suit, usada pela top Jourdan Dunn e Dua Lipa.