“Design ainda é muito desvalorizado por Startups. Esse é o Grande Erro” diz Rian Dutra

Publicado em

No mundo das startups, onde a inovação e a agilidade são elementos-chave para o sucesso, o papel do design muitas vezes é negligenciado. Rian Dutra, pioneiro em Psicologia Aplicada ao Design de Experiência Humana no Brasil e um dos designers mais influentes na internet, no país.

Com mais de 500 mil seguidores em todos os seus perfis, ele é conhecido como “Design From Human” (@designfromhuman), destaca a desvalorização do design como um dos motivos pelos quais várias startups enfrentam dificuldades financeiras. 

O Famoso Influenciador Rian Dutra- Foto/ Reprodução: Acervo Pessoal

Rian Dutra se tornou conhecido no Instagram por meio de vídeos nos quais realiza análises cômicas e inusitadas de design de sites, combinando Psicologia Aplicada de forma criativa. Seus bordões como “link do meu link na bio” e “isso é um matador de conversão!” se tornaram populares entre seus seguidores.

<

Com quase vinte anos de experiência como Designer de Experiência e consultor em Design Estratégico, Dutra é autor do ENVIESADOS, o primeiro livro brasileiro sobre vieses cognitivos no UX Design. A obra se tornou um dos principais livros da área, com milhares de exemplares vendidos e frequentemente figurando na lista dos mais vendidos da Amazon, nas categorias de Tecnologia e Design. É também autor do livro Projeto B.U.B.A., o primeiro livro sobre Design Thinking para crianças, escrito junto de seu irmão Rume e co-criado por sua esposa Gisele Huguenin.

Para Rian, “O design impacta a receita e mostro isso em meus vídeos, gosto de embasar meus conteúdos em pesquisas reais, livros e autores avançados, e claro, muito humor, porque ninguém é obrigado a ver vídeo chato no TikTok e Instagram {Risos}… Acho que para alcançarmos a valorização do Design como queremos, é preciso que os próprios designers se valorizem, uma forma de fazer isso é mergulhar em pesquisas, dados, livros e muita teoria. A especialização dos designers não apenas valoriza o seu trabalho, mas também impulsiona o crescimento e o sucesso da indústria do design. Ao se especializarem, os designers combatem a confusão com o marketing/designer— e garantem o reconhecimento do design nas empresas, eventos e premiações”, indaga Rian Dutra.

O Famoso Influenciador Rian Dutra- Foto/ Reprodução: Acervo Pessoal

Numa postagem recente no Instagram, Rian Dutra destaca:Por muito tempo, o mercado não deu ao Design sua real importância. Startups que deixam o Design para um segundo momento, empresas que sobrecarregam seus raros designers por terem optado investir em outras equipes, e negócios que negligenciam o poder do Design em suas decisões estratégicas. O momento em que se veem rodeados de usuários insatisfeitos, xingando no Twitter, puxando o cabelo do SAC ‘leia com calma’, e rebaixando o LTV que talvez merecessem desde sua concepção”, conta Dutra.

Essa reflexão de Dutra ressalta a consequência negativa de subestimar o design no contexto das startups. Ele destaca os problemas que podem surgir quando o design é deixado em segundo plano ou quando suas decisões estratégicas não consideram seu poder impactante. O influenciador enfatiza que é essencial reconhecer a importância do design desde o início, evitando a insatisfação dos usuários e prejuízos para os negócios.

Ao longo dos anos, Rian Dutra tem trabalhado incansavelmente para promover a valorização do design e seu impacto nos negócios digitais. Com suas análises perspicazes, tolerantes em pesquisas reais, livros e teorias renomadas, ele tem mostrado de forma divertida e acessível como o design pode acompanhar a receita das empresas. “O aprendizado contínuo é essencial para acompanhar as demandas do mercado e alcançar o reconhecimento merecido”, contextualiza Rian.

<
O Famoso Influenciador Rian Dutra- Foto/ Reprodução: Acervo Pessoal

Rian Dutra enfatiza a importância estratégica do design para startups e empresas, destacando que sua integração desde a concepção até o lançamento de produtos e serviços é crucial. Ele alerta que desvalorizar o design pode levar ao fracasso das startups, ressaltando a necessidade de empreendedores e profissionais colaborarem com designers qualificados para enriquecer suas estratégias de negócios.

Ao investir no design, as empresas têm a oportunidade de criar experiências memoráveis, atrair e fidelizar clientes e se destacar em um mercado competitivo.

À medida que o reconhecimento e a premiação do design aumentam, graças ao trabalho incansável de influenciadores como Rian Dutra, espera-se que as startups e empresas como um todo compreendam a importância fundamental do design na criação de produtos e serviços de sucesso, impulsionando assim o crescimento e longevidade dos negócios digitais.

Para conhecer mais sobre Rian Dutra siga o perfil no instagram:@designfromhuman

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© 2023 EGOBrazil | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<