Assim como diversos outros programas da TV Globo, o “Domingão com Huck”, Globo, também prestou uma homenagem a Rita Lee, que morreu na última segunda-feira, 8 de maio. Num momento raro, Dona Déa Lúcia soltou a voz em frente às câmeras.
Numa apresentação somente voz e piano, a comentarista cantou “Lança Perfume”, um dos vários hits que se somam à carreira de Rita. O vídeo emocionou quem estava dentro e fora do estúdio. Assista a um trecho da apresentação:
+ Déa Lúcia mostra que não brinca em serviço: defende Marcelo Cosme com unhas e dentes
Luciano também foi só elogios à cantora, que faleceu na última segunda-feira, 8 de maio. Ele definiu Rita como uma “vanguardista”:
“Essa semana o Brasil se despediu de uma das maiores artistas, talvez uma das mais geniais vanguardistas da nossa história. Como diz um de seus muitos sucessos, ‘Um belo dia ela resolveu mudar e fazer tudo o que ela queria fazer’. E quando ela fez isso, mudou a história da música brasileira. Não só da música”.
Luciano ainda fez questão de ressaltar como a intérprete de “Amor e Sexo” deu voz a diversos aspectos sociais sobre os quais nunca se falou, como a sexualidade da mulher:
“Em quase 60 anos de carreira, Rita desencadeou pequenas revoluções no Brasil. Enfrentou o machismo, se tornou a primeira voz feminina do rock brasileiro, enfrentou a ditadura, a hipocrisia, o falso moralismo. Foi a primeira artista a cantar sobre sexo do ponto de vista das mulheres”.
Por fim, destacou a liberdade que acompanhava a estrela da música, que nunca se prendeu a padrões. Ela não cabia dentro de quatro paredes e o apresentador deixou isso claro na sua fala.
“[Rita] nunca teve medo de dizer o que pensava, de fazer suas letras e suas performances, como se fosse um manifesto à liberdade. Ao mesmo tempo, em que era uma rebelde, transgressora, escrachada, ao lado de Roberto de Carvalho, nos ensinou sobre o verdadeiro amor, o companheirismo, sobre a parceria. A Rita Lee fez um monte de gente feliz”, finalizou.
Ver essa foto no Instagram