Dr. Aloísio Vargas é endocrinologista e responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas aos hormônios e metabolismo. Com várias atribuições na medicina, eles podem cuidar de doenças ósseas, como osteoporose, diabete e até obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.
Muitas pessoas ainda não conhecem essa profissão tão importante na saúde dos seres humanos ou deixam para marcar consulta quando alguns casos de doenças já estão bem evoluídos. Por isso, o Dr. Aloísio Vargas separou as principais razões para procurar um endocrinologia:
Por qual razão é tão importante ir a um endocrinologista?
“É de extrema importância ir ao endocrinologista para verificar se os hormônios estão regulados, muitas vezes alterações nos níveis hormonais desregulam todo o corpo, levando a sintomas diversos como alteração da energia, sono, libido, ciclo menstrual, acne e ganho ou perda de peso”.
Qual é o diferencial dessa área?
“A primeira coisa importante nos dias de hoje é verificar se o profissional é de fato especialista, o que pode ser feito facilmente pelo site do CRM, hoje existem muitos profissionais não especialistas fazendo um desserviço médico. Então o ideal é passar por um médico titulado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia, que se atualize, vá a congressos. Outro fator interessante também é buscar referências com outros pacientes ou médicos de confiança”.
Como saber o momento certo para ir a um médico endocrinologista?
“Se você estiver acima do peso, com sintomas de menopausa, ganho ou perda de peso súbitos, alteração no sono, irregularidade menstrual, acne ou elevação do nível de açúcar no sangue, todos esses são indicativos de buscar um endocrinologista”.
Quais são os principais tratamentos feitos através do endocrinologista?
“Tratamentos para obesidade, ovários policísticos, reposição hormonal da menopausa e da baixa de testosterona em homens, alterações da tireoide, hipófise e supra-renal, diabete e osteoporose”, finaliza o doutor.
Conheça mais Doutor Aloísio Vargas: https://instagram.com/dr.aloisiovargas
Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa