Dr. Aloísio Vargas responde o que é dieta cetogênica e como fazer de maneira correta

Publicado em

A dieta cetogênica surgiu nos anos 20 para o tratamento da epilepsia, após anos, foi evoluindo e ficando cada vez mais conhecida. Ela é caracterizada pela eliminação de quase todos os alimentos ricos em carboidratos e o aumento do consumo de alimentos ricos em gorduras boas.

Seguindo esse método, o indivíduo desencadeará durante o processo a cetose, que começa a acontecer no organismo quando não há ingestão suficiente de carboidratos. Então, o corpo inicia a quebra de gordura e proteína para gerar energia.

“A restrição de carboidratos é bem importante, geralmente sendo abaixo de 40g por dia, sendo mantido saladas, alguns legumes e frutas cítricas. O processo da cetose acaba sendo uma estratégia para perda de peso e também para outros casos de saúde, mas precisamos ter alguns cuidados”, comenta o doutor Aloísio Vargas.

<

Segundo o endocrinologista, no início é bem desconfortável, podendo gerar dor de cabeça, desconforto, boca seca e outros sintomas que podem ser diminuídos se o paciente for adicionando água e sal na dieta. É bem comum que isso dure de 2 a 3 semanas.

Como posso fazer a dieta?

O ideal é que a base dessa dieta seja gordura boa e proteínas, por exemplo, castanhas, azeite, queijos amarelos, frango e peixes, folhas e legumes. A ideia é ter a maior quantidade de nutrientes disponíveis no corpo.

“Além da perda de peso, essa dieta é bem interessante, pois ajuda pessoas que têm crises convulsivas, pacientes com fibromialgia, mudanças de humor ou TDAH. E depois dessas três semanas iniciais de turbulência, a dieta aumenta a concentração e o nível de energia do corpo”, finaliza Dr. Aloísio.

Conheça mais Doutor Aloísio Vargas: https://instagram.com/dr.aloisiovargas

<
Dr. Aloísio Vargas - Crédito da Foto: Acervo Pessoal / @rnassessoriaimprensa - Divulgação
Dr. Aloísio Vargas – Crédito da Foto: Acervo Pessoal / @rnassessoriaimprensa – Divulgação

 

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© 2023 EGOBrazil | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<