O sono e o peso são fatores que estão relacionados. Existem estudos que comprovam que uma noite mal dormida provoca o ganho de peso, provando assim a relação entre o sono e a obesidade. Essas pesquisas revelam a importância do autocuidado na obtenção de uma boa qualidade de vida.
Um processo natural no qual há redução da consciência e das atividades corporais, o sono é dividido em duas fases: o sono não-REM e o sono REM, que apresentam características e estágios diferentes. O sono não-REM é caracterizado por atividade cerebral menos intensa e tem quatro estágios: o estágio um é considerado o estágio do adormecimento, há um relaxamento dos músculos e a respiração fica mais leve.
O estágio dois é um sono mais leve, há uma desconexão do cérebro com estímulos externos. O estágio três já começa a entrar em um sono mais profundo, onde a atividade cerebral começa a diminuir e o estágio quatro é o sono profundo, no qual o corpo repõe energias do desgaste diário.
Após esses quatros estágios, o sono caminha para a fase REM. É nessa fase onde a atividade cerebral começa a acelerar e se torna tão intensa que se assemelha à quando estamos acordados. De acordo com o Dr. Túlio Nunes (CREMERS: 48862), a interrupção desse controle resulta em fadiga, desorientação, insônia, perfil hormonal alterado e alta morbidade.
“A obesidade, que se caracteriza pelo excesso de acúmulo de gordura do tecido adiposo branco, tem sido relacionada a horários irregulares de sono ou jet lag social conhecido por interromper o relógio circadiano”, conta o doutor.
Pesquisas mostram que pessoas que dormem menos horas têm mais chances de se tornarem obesas. Dormir pouco gera que a pessoa tenha menos disposição para o gasto calórico diário, o que resulta em cansaço. Dessa maneira, essa falta de disposição de gastar as calorias reduz as chances de realizar atividades físicas que seriam necessárias para o gasto calórico.
Conheça mais Túlio Nunes: https://instagram.com/dr.tulionunes
http://www.drtulionunes.com.br
Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa