Médica ginecologista Dra. Naiara Fumagalli sugere às mulheres como solucionar problema resultante da diminuição dos níveis do hormônio estrogênio e que o ressecamento vaginal atinge cerca de 45% das mulheres na pós-menopausa
O ressecamento vaginal é uma preocupação recorrente nos consultórios ginecológicos, e afeta mulheres em diferentes fases da vida. O desconforto, muitas vezes ignorado, é resultante da diminuição dos níveis do hormônio estrogênio e pode causar uma série de complicações e impactar significativamente a qualidade de vida feminina.
+ Dra Naiara Fumagalli revela os segredos da libido em palestra exclusiva
De acordo com pesquisa realizada em 2021 pela Internacional Vaginal Health: Insights, Views & Attitudes (VIVA), cerca de 45% das mulheres na pós-menopausa sofrem de atrofia vaginal no mundo e somente 25% fazem o tratamento adequedado
De acordo com a médica ginecologista Dra. Naiara Fumagali, o ressecamento vaginal não é apenas uma questão de idade, embora seja mais prevalente em mulheres na pré-menopausa e menopausa, pós-parto e aquelas que utilizam contraceptivos hormonais.
Os sintomas do ressecamento podem ser variados e incluem dor intensa durante o ato sexual, aumento do risco de infecções vaginais, além de pequenos cortes conhecidos como fissuras no início da vagina.
“A ardência, coceira e desconforto ao urinar são queixas comuns associadas ao ressecamento vaginal, que muitas vezes podem ser confundidas com sintomas de infecção urinária”, explica Dra. Naiara.
“Felizmente, existem opções de tratamento acessíveis e eficazes para aliviar o ressecamento vaginal e melhorar a qualidade de vida das pacientes. Dentre elas destacam-se o uso de hidratantes íntimos, reposição hormonal e lasers íntimos, que podem proporcionar alívio significativo dos sintomas e restaurar o conforto vaginal”, finaliza a especialista.
É fundamental que as mulheres estejam atentas aos sinais de ressecamento vaginal e busquem orientação médica adequada para um tratamento eficaz. Com as opções disponíveis, é possível lidar com esse problema de forma eficiente e recuperar o bem-estar íntimo. para maiores informações fica aqui o Instagram da Dra @dranafumagalli