Dra Naiara Fumagalli explica sobre ressecamento das mulheres na pós-menopausa

Publicado em

Médica ginecologista Dra. Naiara Fumagalli sugere às mulheres como solucionar problema resultante da diminuição dos níveis do hormônio estrogênio e que o ressecamento vaginal atinge cerca de 45% das mulheres na pós-menopausa

O ressecamento vaginal é uma preocupação recorrente nos consultórios ginecológicos, e afeta mulheres em diferentes fases da vida. O desconforto, muitas vezes ignorado, é resultante da diminuição dos níveis do hormônio estrogênio e pode causar uma série de complicações e impactar significativamente a qualidade de vida feminina.

De acordo com pesquisa realizada em 2021 pela Internacional Vaginal Health: Insights, Views & Attitudes (VIVA), cerca de 45% das mulheres na pós-menopausa sofrem de atrofia vaginal no mundo e somente 25% fazem o tratamento adequedado

Photo 2024 03 17 20 38 48 Egobrazil

De acordo com a médica ginecologista Dra. Naiara Fumagali,  o ressecamento vaginal não é apenas uma questão de idade, embora seja mais prevalente em mulheres na pré-menopausa e menopausa, pós-parto e aquelas que utilizam contraceptivos hormonais.

Os sintomas do ressecamento podem ser variados e incluem dor intensa durante o ato sexual, aumento do risco de infecções vaginais, além de pequenos cortes conhecidos como fissuras no início da vagina.

“A ardência, coceira e desconforto ao urinar são queixas comuns associadas ao ressecamento vaginal, que muitas vezes podem ser confundidas com sintomas de infecção urinária”, explica Dra. Naiara.

Photo 2024 03 17 20 38 49 Egobrazil

“Felizmente, existem opções de tratamento acessíveis e eficazes para aliviar o ressecamento vaginal e melhorar a qualidade de vida das pacientes. Dentre elas destacam-se o uso de hidratantes íntimos, reposição hormonal e lasers íntimos, que podem proporcionar alívio significativo dos sintomas e restaurar o conforto vaginal”, finaliza a especialista.

É fundamental que as mulheres estejam atentas aos sinais de ressecamento vaginal e busquem orientação médica adequada para um tratamento eficaz. Com as opções disponíveis, é possível lidar com esse problema de forma eficiente e recuperar o bem-estar íntimo. para maiores informações fica aqui o Instagram da Dra @dranafumagalli

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Ultimas Noticias

Leia Tambem

Leia Mais