No bairro de Perpétuo Socorro, chamada pelo apelido de “a pobre”, vivia uma garota que futuramente seria um dos maiores exemplos de superação e força já presentes.
Hoje, referência no ramo do Direito Criminal e no combate a todos os tipos de Violência contra as Mulheres, Roberta é uma mulher realizada. Mas, não faltaram obstáculos em sua vida…
Roberta Siqueira batalhou! Ela começou a trabalhar desde os 16 anos de idade, enquanto estudava no período noturno. Aos seus 17 anos, uma tragédia aconteceu em sua família e mudou completamente o rumo e trajetória da sua história.
Um homicídio bárbaro, com a vítima Ronalth de Souza Vitoriano Siqueira, seu irmão: “A dor do luto e o medo de perder meus pais para a depressão me fizeram ter forças para mudar a realidade da minha família”, explica.
Como forma de reagir, ela mergulhou de cabeça nos estudos: “Fui em busca de conhecer os meus direitos e adquirir sabedoria e poder”, conta.
Mas o caminho até a sabedoria e o poder não foram nada fáceis, Roberta descobriu uma gravidez ainda no terceiro período da faculdade, se casou e se divorciou antes mesmo de concluir o curso. Trabalhava durante todo o dia e ia para a faculdade no período da noite, pouco via sua pequena filha Kessyla, mas nada disso foi o bastante para pará-la: “A minha fé e a vontade de mudar minha história sempre foram grandes combustíveis”, revela.
Roberta passou na Prova da OAB antes de terminar o curso, sempre muito determinada, no mesmo momento em que sua carteirinha da OAB chegou, ela vendeu seu único bem, uma moto no valor de R$: 2.000,00(dois mil reais) e alugou uma pequena sala onde montou o seu primeiro escritório, este, possuía apenas uma mesa, uma cadeira e um notebook, notebook este que Roberta usou durante os 05 anos de faculdade.
“Sem dinheiro para investir em móveis atendi meus primeiros clientes de pé, acreditem ou não, eles se sentiram honrados e com os resultados positivos passaram a indicar meu trabalho e divulgar minha determinação” – ela conta
Se um dia seu apelido foi “a pobre”, hoje ela é conhecida como a Advogada Por Excelência, conta com três pós-graduações, além de ser uma referência dentro da área do Direito Penal, Direito das Mulheres e Pensões Alimentícias.
Embora tenha tido muitos motivos para desistir, a Dra. Roberta sempre foi uma mulher de fé, resiliente e batalhadora. Com o apoio de seus pais e de seu irmão mais velho, se manteve firme na caminhada e nunca desistiu de conquistar os seus sonhos.
“Sou a advogada que faz audiência com o terno cor de rosa, meu cabelo é vermelho, minha linguagem não é tão formal, tenho várias tatuagens, amo funk e samba, e falando em funk, sou muito fã do MC Poze do Rodo”, conta.
“Incentivo mulheres a saírem de relacionamentos abusivos, procuro conhecer minhas clientes, a psicologia jurídica me ajuda na descoberta das reais intenções de cada uma delas”.
Esse é justamente o seu maior diferencial, já que ela menciona sobre o fato de entender sobre o que seus clientes estão passando, nas palavras dela: “O que me diferencia de muitos é meu modo de defender os menos favorecidos”, explica.
“Eu consigo me colocar, e na real já estive, no lugar deles”, completa.
É dessa maneira, com uma forma leve de lidar com a vida, que ela consegue humanizar os seus atendimentos e entender, profundamente, o que cada cliente enfrenta.
As tragédias e dificuldades que acompanharam a vida da Dra. Roberta Siqueira, fizeram dela uma advogada por excelência, título que faz jus a profissional que se tornou.
Suas redes sociais são @advocacialaw @Dra.robertinha_sanshine nas quais ela compartilha sua vida jurídica e suas experiências pessoais, e seu site https://drarobertaexcelencia.com/.