Do gestor ao profissional liberal, a publicação mostra como todas as profissões impactam o futuro do planeta.
A mais recente pesquisa “Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável”, realizada no ano passado pela Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS), mostrou que, para a maioria dos especialistas consultados, o principal desafio no dia a dia de trabalho é o de conscientizar pessoas sobre o que é sustentabilidade e seus impactos sobre indivíduos, ecossistemas naturais, comunidades e negócios. Entre os mais de mil profissionais abordados pelo estudo, 28% expressaram essa dificuldade.
Diante desse cenário, a segunda edição do e-book Pro-DS: Profissional pelo Desenvolvimento Sustentável – Uma jornada de transformação pelo clima, que a ABRAPS acaba de lançar, subsidia essa capacitação. Produzido pelo Grupo de Trabalho de Marketing Sustentável (GT-MS), em parceria com associados, a publicação explica por que, independentemente da área em que atua, todo profissional exerce impacto sobre a sustentabilidade do planeta e, assim, é parte do problema e da solução à transição para um futuro mais justo, resiliente e alinhado às demandas climáticas do século 21.
“O volume 2 do Pro-DS é um instrumento de conscientização, que se propõe a contribuir para que cada vez mais profissionais enxerguem a sustentabilidade, na agenda ESG, como um eixo transversal a suas carreiras. Para isso, ele traz uma linguagem didática, sobre temas como limites planetários, justiça climática, emissões de gases de efeito estufa, COP 30, entre outros assuntos que, embora possam parecer distantes do dia a dia corporativo de empresas e pessoas, estão mais próximos do que nunca”, explica Márcio Mendes, conselheiro e líder do Grupo de Trabalho de Marketing Sustentável (GT-MS) da ABRAPS, e coautor do documento.
Segundo ele, o e-book trafega por argumentos que ajudam na compreensão sobre a responsabilidade compartilhada em sustentabilidade. “O material, cujo acesso é gratuito, pode ajudar empresas no letramento de seus colaboradores, independentemente do setor e nível hierárquico”, opina Marcos Cardinalli, coordenador do GT-MS e coautor. “É uma análise crítica da ABRAPS, que traduz para o profissional conceitos científicos e de credibilidade sobre sustentabilidade e transição climática”.
A segunda edição do e-book contou ainda com a consultoria de Ricardo Oliani, mentor de negócios de impacto e docente nas áreas de educação para a sustentabilidade e governança corporativa; e de Vanessa Costa, jornalista com especialização em comunicação para o ESG.
O que traz o novo volume
O e-book explora a transformação profissional sobretudo sob a perspectiva das mudanças climáticas, oferecendo conteúdos que conectam ciência, economia, comportamento, justiça climática, políticas públicas e o papel das empresas e comunidades.
Com uma abordagem clara e acessível, o material:
• ilumina caminhos para que profissionais de qualquer área entendam seu papel na transição sustentável;
• conecta as mudanças climáticas ao cotidiano das pessoas e organizações;
• destaca competências essenciais para atuar como agente de transformação;
• reforça a centralidade da sustentabilidade como eixo estrutural das carreiras;
• incentiva cada leitor a “entrar no clima” — no sentido mais profundo do termo.
Do gestor ao estudante, do engenheiro ao comunicador, do profissional liberal ao servidor público, o Pro-DS mostra que todas as profissões conversam com o clima.
Um convite à ação
O Pro-DS – Uma jornada de transformação pelo clima reforça que a emergência climática já é parte do presente. Os eventos extremos, as desigualdades ampliadas e as tensões sociais pedem respostas rápidas, consistentes e baseadas em ciência.
O e-book surge como ferramenta para estimular novos olhares, novas competências e novas práticas profissionais, alinhadas ao compromisso comum do desenvolvimento sustentável.
O acesso é gratuito e pode ser feito via link: abraps.org.br/producao-de-conhecimento/
Sobre a ABRAPS
A ABRAPS reúne profissionais de múltiplas áreas comprometidos com a construção de um futuro sustentável, diverso, justo e regenerativo. Atuando por meio de Grupos de Trabalho, eventos, pesquisas e ações colaborativas, a associação fortalece a educação para o desenvolvimento sustentável e prepara profissionais para os desafios da atualidade. Saiba mais: abraps.org.br
As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e podem não necessariamente expressam a opinião deste portal.
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.



