Guilherme Prestes se tornou referência no ramo do empreendedorismo brasileiro e compartilha seus conhecimentos com outros empreendedores
O período da Covid-19 foi um desafio para muitas empresas e empresários, principalmente no que diz respeito a se reinventar no mercado e se adaptar a todos os cenários novos criados pela pandemia.
Dentre esses empresários que precisaram se reinventar, está Guilherme Prestes. Empreendedor desde sempre, o rapaz viveu um dos maiores desafios de sua vida justamente durante a pandemia, mas soube se reorganizar e sair adiante na gestão da SIGE Cloud, empresa de softwares voltadas para a gestão empresarial.
“Em 2008, impulsionado pelas minhas duas grandes paixões: gestão e tecnologia, co-fundei a SIGE Cloud. Naquela época, nosso objetivo era ambicioso: levar a gestão de qualidade, através de um ERP, para micro e pequenas empresas no Brasil, algo então restrito a grandes corporações. E fizemos isso de uma forma inovadora, com um sistema totalmente em nuvem, em uma época em que 99% dos softwares ainda eram instalados por disquetes ou CDs. Depois de uma década de trabalho intenso na SIGE Cloud, decidi sair em 2018, sentindo que faltava algo”, iniciou.
“Quando a pandemia chegou, a SIGE Cloud foi atingida duramente, com a perda de muitos clientes por conta do fechamento de pequenas empresas no Brasil. Nessa situação, surgiu a oportunidade de me reaproximar e recomprar a empresa em 2020. Mas a situação era outra: não era só um desafio – era um mega desafio. Costumo dizer que muita gente fala sobre sua trajetória “do zero ao topo”, mas, no meu caso, foi do “-25 milhões ao topo”, completou.
Com muito trabalho e conhecimento, visto que, no período em que se afastou das atividades da empresa, Guilherme saiu da zona de conforto, trabalhou no exterior e somou ainda mais experiência, o empreendedor conseguiu reerguer a empresa.
“Eu entendi que a SIGE Cloud não poderia ser apenas uma fornecedora de sistema; ela precisava ser uma parceira real para os clientes. Com essa visão, fiz uma verdadeira revolução interna na SIGE Cloud. Reestruturei a empresa para que todas as áreas estivessem centradas no atendimento e no apoio ao cliente, desde o setor comercial, passando por um onboarding personalizado que atende à realidade de cada cliente, até um suporte eficiente e próximo”, explicou o empresário.
“A saúde da SIGE Cloud passou a ser diretamente ligada à saúde dos negócios dos nossos clientes. Hoje, nosso foco está em compartilhar orientações de gestão e oferecer um suporte ativo, porque o sucesso da SIGE Cloud só faz sentido quando reflete o sucesso de quem confia no nosso trabalho. Essa jornada me trouxe até aqui, mais forte e com a certeza de que o propósito da SIGE Cloud vai muito além da tecnologia: ele está em cada conquista e cada história de sucesso que ajudamos a construir ao lado dos nossos clientes”, completou.
Autoridade no assunto, Guilherme pretende escrever um livro relatando toda a experiência adquirida nestes últimos anos, tendo como intuito inspirar e ajudar outras pessoas que estejam passando pelo mesmo desafio.
“Quero publicar um livro sobre minhas experiências sobre gestão e criação de empresas com foco no cliente. O objetivo é contar um pouco das minhas experiências sobre este assunto de 2020 até aqui. Existe muito conhecimento nas mídias sociais sobre criar empresas com foco no cliente, mas poucos relatos práticos. O objetivo é justamente trazer o prático e os pequenos detalhes que fizeram a diferença na nossa jornada”, completou Guilherme.
Antes da publicação do livro, Guilherme utiliza suas redes sociais para compartilhar um pouco de seu conhecimento. No Instagram @gmprestes, o empreendedor divulga suas paixões pessoais e também algumas dicas no que diz respeito ao assunto empreender.
Para mais detalhes sobre a Sige Cloud acesse: https://www.sigecloud.com.br/ ou Instagram: https://www.instagram.com/sigecloud/