Brasileiros premiados na 8ª edição do Portuguese Brazilian Awards ensina pessoas a criarem grandes empresas de limpezas de casa nos Estados Unidos
Diferentemente do Brasil, a faxina nos Estados Unidos é um serviço muito bem valorizado e remunerado. E os paulistas Filipe Maiorino, de 35 anos e Ingrid Maiorino de 37 anos fundadores da I&F Excellent Cleaning inc, souberam bem aproveitar o ramo e hoje são empresários de sucesso no exterior.
Na última segunda-feira, 4 de setembro, Ambos foram premiados como Empreendedores do Ano na 8ª edição do Portuguese Brazilian Awards – idealizado pela empresária Marcilia Luzbet e que reconhece personalidades brasileiras e portuguesas em solo norte-americano –, em Nova York.
“Vejo esse prêmio como uma coroação bem feliz por toda a renúncia e por toda a luta que eu e minha mulher tivemos durante todo esse período. Principalmente nos primeiros anos, que foram bem difíceis, quando pensei em desistir”, contou Maiorino, que hoje atua como mentor, ensinando pessoas a criarem grandes empresas de limpezas de casa nos Estados Unidos.
A história de Filipe e Ingrid é marcada por muito trabalho e uma dose extra de persistência. Em maio de 2016, quando aterrissou nos Estados Unidos com a mulher, Ingrid Maiorino, hoje com 37 anos, e a filha única do casal, na época com apenas oito meses de vida, o empresário foi trabalhar na constrição civil. “A famosa obra”, pontuou ele. “E foi um momento muito difícil. Com três meses trabalhando, eu já queria ir embora. Pedi à minha mulher que voltássemos para o Brasil, mas ela bateu o pé e disse para que ficássemos. Nesse momento, percebi que se eu voltasse, voltaria sozinho, portanto, decidi ficar e aprender o idioma inglês para empreender aqui nos Estados Unidos”, contou.
Em um ano e dois meses, Filipe conseguiu assimilar o suficiente do novo idioma para se virar. “Usei o conhecimento que minha esposa (ingrid maiorino) tinha adquirido, que era na área da limpeza, para abrirmos juntos nossa companhia”. Com o trabalho e experiência da ingrid, aliado aos estudos e mente empreendedora de Filipe Maiorino eles começaram a fechar contratos com casas para realizar faxinas. “Hoje o nosso forte são as casas de verão, além das regulares. Nós temos mais de 286 casas fixas; chegamos, hoje, ao faturamento de US$ 1 milhão por ano”, contou a empresária premiada em Nova York.
O gosto e a paixão pelo novo negócio foi tanto que, sem perceber, Filipe acabou se vendo ensinando pessoas a criarem o próprio negócio. “Certo dia, percebi que duas helps, aqui a gente chama de funcionárias, queriam ter a suas próprias empresas, e decidi ajudá-las. Nesse processo, conseguimos abrir a empresa delas, ensinei a precificação, a venda, todo o processo de branding (gestão de marca) e posicionamento, além auxiliá-las a operarem aplicativos específicos para pegarem novas casas”, contou.
E concluiu. “Entendi que ajudar a vida das pessoas é o meu propósito na vida”, disse o empresário, que hoje já realizou mentorias em mais de 100 empresas nos Estados Unidos espalhadas em diferentes estados do país. E o trabalho de Filipe Maiorino tem ido além. Os ensinamentos do empresário já passaram também pelo Canadá e Portugal e, em breve, estará presente nos seis continentes do mundo. “Receber esse prêmio nos deixa bem feliz e nos dá a certeza de que todas as escolhas que fizemos foram corretas