O interior de São Paulo vai ganhar um novo ponto de encontro para os fãs de games, e-sports e cultura geek. Entre os dias 15 e 18 de janeiro de 2026, o Shopping Iguatemi Campinas será palco do EP Games, o maior evento de games do interior do Brasil, que vai movimentar a região com uma programação voltada ao entretenimento e a oportunidades de negócios. A iniciativa é do Grupo EP, afiliada à Globo, em parceria com a Black Duck e a Faro Agência, e conta com a publisher Garena, desenvolvedora do sucesso global Free Fire. O festival também investe na inclusão social: 10% da bilheteria será destinada a jovens de escolas públicas. Os ingressos estão disponíveis no site www.ingresse.com/ep-games/.
De acordo com dados da Pesquisa Games Brasil 2024 e do Newzoo 2023 Global Games Market Report, o Brasil é o maior mercado gamer da América Latina e está no Top 10 mundial em 2023. Além disso, a pesquisa aponta que 79,9% dos brasileiros costumam jogar jogos eletrônicos e 48,8% têm o smartphone como plataforma favorita.
Com foco nos públicos gamer e corporativo do setor, o evento contará com torneios de e-sports, campeonato de cosplay aberto ao público, meet & greet com influenciadores e equipes profissionais, área de gameplay com consoles atuais e clássicos, espaço para jogos de cartas e tabuleiro, além de palestras com 15 profissionais abordando temas como carreira, educação, diversidade e produção de games, além de shows, DJs e premiações.
“O EP Games chega para democratizar o acesso ao universo gamer, trazendo para Campinas uma experiência inédita e imersiva que normalmente só acontece nas capitais. Investir em games é investir em um público conectado e altamente engajado, além de fortalecer um setor que movimenta inovação, negócios e oportunidades de carreira”, afirma Caio Maciel, diretor de Marketing do Grupo EP e um dos organizadores da feira.
A cobertura será ampla, com o Grupo EP à frente do conteúdo editorial no Globo Esporte, na EPTV e em portais como g1, ge e A Cidade On, além de redes sociais e collabs com um squad de mais de 40 influenciadores digitais. A narradora Ana Marcella “Anyazita” Muniz, uma das vozes mais conhecidas dos e-sports brasileiros, também estará presente.
O evento contará com equipes profissionais já confirmadas: W7M Esports, tetracampeã mundial de Esports Gaming; Stellae Gaming, campeã brasileira de Valorant 2025; MIBR, referência no cenário gamer há mais de 20 anos; e Team Liquid, uma das organizações mais vitoriosas da história dos e-sports. O EP Games reforça seu peso no calendário nacional do setor e também conta com o apoio da Garena, desenvolvedora e publisher de jogos online conhecida mundialmente pelo sucesso de Free Fire.
A final sul-americana do Rematch também acontecerá dentro do EP Games, reunindo as equipes classificadas pelo próprio torneio e ampliando ainda mais a relevância competitiva do evento. Além disso, estão abertas as inscrições para os campeonatos de Valorant, EAFC, Free Fire, Counter-Strike, Street Fighter 6 e para o concurso de cosplay, oferecendo oportunidades para jogadores, criadores e entusiastas participarem ativamente da programação.
O MIBR participará ainda dos painéis do evento, com a presença de Roberta Coelho, CEO da organização, em uma das mesas de debate, e com a atração especial MIBR Rap Club, que une música e cultura gamer em uma batalha de rimas ao vivo.
“Como Black Duck, nós temos como objetivo sempre expandir nossa atuação alinhada ao propósito de entregar experiências memoráveis aos gamers e parceiros! O Grupo EP é a maior afiliada da Globo, e com isso conseguimos entregar muito mais alcance para as marcas, em diferentes frentes de mídia, pulverizando ainda mais quem estiver junto no evento”, afirma Chuck Catani, sócio-fundador da Black Duck, co-realizadora do projeto.
Para Lívia Moufarrej Abdalla, gerente de Marketing do Shopping Iguatemi Campinas, receber o evento reforça que o shopping vai além das compras, oferecendo cultura, lazer e inovação. “A importância de um evento como o EP Games no Iguatemi Campinas se deve à transformação dos shoppings em centros de entretenimento e experiências. Ao oferecer experiências diferenciadas e de qualidade, reforçamos nosso posicionamento como um destino de lazer completo, fidelizando clientes e ampliando a diversidade de público”.

Oportunidades comerciais
Segundo dados do Grupo EP, 1 em cada 2 gamers assiste à Globo, 92% leem notícias na internet e 48% escutam rádio, com a Rede EPTV alcançando 488 mil gamers por dia e até 1 milhão de jovens por semana. Esses números reforçam a força da marca e o potencial do evento para aproximar público, marcas e todo o ecossistema gamer do interior de São Paulo.
O EP Games oferece oportunidades comerciais antes, durante e após o evento, como conteúdo na página do projeto, mídia de divulgação para inscrições, chamadas, apoio editorial na EPTV e Globo Esporte, e conteúdo e lives com influenciadores nas redes sociais.
Entre os patrocinadores já confirmados estão o Shopping Iguatemi Campinas, patrocinador diamante do evento, e a Mont, loja especializada em card games, cuja unidade de Campinas é reconhecida como a maior loja física de card games da América Latina.
Serviço
Local: Shopping Iguatemi Campinas – Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina, Campinas – SP, 13092-902
Data: 15 a 18 de janeiro
Horário: 10h às 22h
Inscrições:www.ingresse.com/ep-games/
Sobre o Grupo EP
O Grupo EP é o maior conglomerado de comunicação do interior do Brasil, fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 46 anos e com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central (Araraquara e São Carlos) e Sul de Minas Gerais.
As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, PIO Hub (agência de marketing de influência), EP Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.
A EPTV também é destaque em reconhecimento: foi eleita uma das 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2025, segundo pesquisa da revista internacional TIME, em parceria com a Statista.
O conglomerado de mídia alcança mais de 12,3 milhões de telespectadores e representa 7,18% do consumo de todo o país (Fonte: Cobertura EPTV 2025 / IPC Maps 2025).
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.




