Escolas de Samba do Rio de Janeiro já planejam Carnaval de 2024

Publicado em

A preparação para um carnaval começa sempre um pouco depois da Quarta-Feira de Cinzas. Equipes são desfeitas e remontadas. O troca-troca dos carnavalescos é sempre um frisson. Assim é desde quando se tem lembrança no mundo do samba.

Os momentos que sucedem essas mudanças de equipe são de muita tensão para os apaixonados. Os rumores dos enredos inflamam a criatividade dos sambistas que ao menor sinal possível veem dicas e charadas que levam ao tema que as escolas vão abordar no carnaval seguinte.

Os Enredos do Carnaval de 2024 das escolas de samba do Rio de Janeiro

Aqui no Brasil, cinco escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro já divulgaram seus enredos.

Unidos do Porto da Pedra – Carnaval de 2024

Recém-chegada no grupo especial, depois de 12 anos no acesso, a Unidos do Porto da Pedra foi a primeira a revelar seu enredo para o mundo do samba. De autoria do carnavalesco Mauro Quintaes e do enredista Diego Araújo, Lunário Perpétuo – A profética do saber popular é o enredo que a escola de São Gonçalo vai levar para a Avenida Marquês de Sapucaí no próximo ano.

Lunário Perpétuo - A profética do saber popular - Enredo 2024 da Unidos do Porto da Pedra - Escolas de Samba do Rio de Janeiro
Lunário Perpétuo – A profética do saber popular – Enredo 2024 da Unidos do Porto da Pedra – Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Um pequeno trecho da sinopse nos conta um pouca da história: “Diversos saberes foram transcritos ao longo dos séculos e formaram o “Lunário Perpétuo”, publicado em 1594 pelo astrônomo e naturalista espanhol Jerónimo Cortés. O pequeno livreto do velho continente aconselhou e orientou a respeito de diversos assuntos que auxiliaram homens e mulheres de forma mística, cultural e socialmente.

O lunário viajou o mundo, compilou outros saberes, foi proibido, se refez, e aqui no Brasil desembarcou no final do século XIX com tradução de Antônio da Silva de Brito. Lá pelas bandas do Sertão tornou-se objeto precioso e segundo Câmara Cascudo (2001. p. 534) “foi durante dois séculos o livro mais lido nos sertões do nordeste, informador de ciências complicadas […]. Não existia autoridade maior […].”

Numa mistura de ciência e cordel, podemos esperar uma Porto da Pedra com um enredo muito interessante. Mauro Quintaes retorna à elite do carnaval carioca, seu último desfile tinha sido em 2017, pela Unidos da Tijuca.

Acadêmicos do Salgueiro – Carnaval de 2024

A segunda escola a anunciar seu enredo foi a Acadêmicos do Salgueiro.

Hutukara - Enredo 2024 da Acadêmicos do Salgueiro - Escolas de Samba do Rio de Janeiro
Hutukara – Enredo 2024 da Acadêmicos do Salgueiro – Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Lançado no aniversário dos 70 anos da escola, o enredo “Hutukara” trará uma homenagem ao Povo Yanomami. A sinopse será divulgada no próximo mês e teremos mais detalhes do que tratará a Vermelho e Branco Tijucana. O enredo é assinado pelo Carnavalesco Edson Pereira e o enredista Igor Ricardo. que foi anunciado nesse ano na equipe salgueirense.

Estação Primeira de Mangueira – Carnaval de 2024

A terceira escola a divulgar seu tema para 2024 foi a Estação Primeira de Mangueira.

O lançamento oficial do enredo será no aniversário de 95 anos da escola no próximo mês. Mas já sabemos que será sobre uma grande mangueirense: a cantora Alcione. Annik Salmon e Guilherme Estevão, que vão para o segundo ano à frente da verde e rosa, assinam o enredo.

Imperatriz Leopoldinense – Carnaval de 2024

No último dia 21 de março, a quarta escola a anunciar foi a campeã do carnaval, a Imperatriz Leopoldinense. “Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda” foi pensado e desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira.

Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda - Enredo 2024 da Imperatriz Leopoldinense - Escolas de Samba do Rio de Janeiro
Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda – Enredo 2024 da Imperatriz Leopoldinense – Escolas de Samba do Rio de Janeiro

O enredo é debruçado de forma livre num pequeno folheto sobre o achado do testamento da cigana Bruges de Esmeralda. O folheto, escrito há mais de cem anos, é assinado por Leandro Gomes de Barros. Na narrativa fictícia, o testamento foi trazido para o Brasil no interior de um barril por um grupo de ciganos. A escola não divulgou a sinopse assim não sabemos ao certo por qual o caminho seguirá o autor.

Mais uma vez, Leandro brindará o mundo do samba com um devaneio carnavalesco. A caminho de seu 3º ano à frente da escola de samba de Ramos, ele parece seguir, mesmo que sem querer, uma fórmula de sucesso usada pela carnavalesca Rosa Magalhães, 5 vezes campeã na agremiação: histórias pitorescas, dos fundos dos livros de história esquecidos nas bibliotecas, detalhes dos entrelaces da vida. Sorte nossa que podemos dividir o mesmo tempo que o artista e acompanhar de perto os seus processos de criação.

Grande Rio – Carnaval de 2024

A quinta divulgação de enredo veio da escola de samba Grande Rio. De autoria dos carnavalescos campeões em 2022, Gabriel Haddad e Leonardo Bora, a verde e vermelho de Caxias trará: “Nosso destino é ser onça”.

Nosso destino é ser onça - Enredo 2024 da Grande Rio - Escolas de Samba do Rio de Janeiro
Nosso destino é ser onça – Enredo 2024 da Grande Rio – Escolas de Samba do Rio de Janeiro

A partir do livro escrito por Alberto Mussa, a escola propõe uma reflexão sobre a simbologia da onça no cenário artístico-cultural brasileiro, falando de assuntos como antropofagia e encantaria. Assim como os demais, não foi divulgada a sinopse, porém, podemos esperar, sem dúvidas, mais uma grande narrativa por parte da dupla.

Ainda restam sete escolas, façam suas apostas e aguentem a ansiedade. Em breve, voltaremos com mais histórias que “ganharão” vida na Avenida Marquês de Sapucaí!

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

Últimas Notícias

Mais Lidas

Leia Mais