Especialistas afirmam que Vanessa teve desequilíbrio no BBB 24; saiba mais

Publicado em

Vanessa Lopes desistiu do BBB24 nesta sexta-feira (19), e segundo especialistas, a cantora e TikToker de 24 anos sentiu os diversos desafios do confinamento de um reality show, que afetaram sua capacidade de lidar com a pressão dentro do programa. Para eles, Vanessa não conseguiu manter o equilíbrio emocional e, agora, precisa de apoio.

“Muitas são as especulações sobre o quadro de saúde mental da participante Vanessa Lopes. seria leviano por parte de qualquer profissional tentar definir um diagnóstico a partir de um recorte tão enviesado, como é a participação de uma pessoa num reality show”, diz Harley Machado, psiquiatra e co-fundador do Espaço Arquétipo.

O profissional ressalta a mudança da vida normal para o Big Brother Brasil. “Ela estava confinada dentro de um ambiente que é completamente diferente a realidade do dia a dia. Uma mudança de ambiente, um estresse, já são um fator de risco para ou agravamento de condições existentes ou até mesmo para engatilhar algo que nunca possa ter ocorrido na vida da pessoa”, aponta.

<
Vanessa Lopes — Foto: Reprodução/Globo
Vanessa Lopes — Foto: Reprodução/Globo

O psicólogo Alexander Bez também ressalta os fatores que fazem do Big Brother Brasil um verdadeiro teste para os participantes. “Indivíduos (…) podem enfrentar dificuldades ao lidar com a pressão, a exposição pública, as críticas e as complexidades sociais associadas a programas de televisão ou eventos competitivos similares. Além disso, o isolamento, a constante competição e a exposição contínua às câmeras podem agravar os problemas emocionais, contribuindo para a exaustão mental”, aponta.

“Não há dúvida de que o estresse induzido ao qual a pessoa se submeteu voluntariamente é um tipo de estresse incontrolável. A Vanessa acabou desencadeando reações, e é importante destacar que qualquer manifestação psicológica dentro da casa dificilmente ocorreria fora dela, sem esse estímulo”, afirma Bez.

Ele acredita que Vanessa acabou tendo seu equilíbrio emocional afetado durante sua curta estadia na casa do Big Brother Brasil. “Isso teve um impacto significativo em sua habilidade de enfrentar os desafios do reality show, eventualmente levando à sua decisão de desistir. As pressões, o estresse e as demandas emocionais intensificadas por esse ambiente competitivo desencadearam novos desafios [para ela]”, acredita Bez.

O próximo passo, diz ele, é Vanessa ter apoio. “Buscar ajuda profissional ou reconhecer os próprios limites emocionais são passos importantes após essa desistência. É crucial lembrar que a saúde mental é uma parte vital do bem-estar global, e tomar a decisão de procurar apoio e cuidado demonstra coragem e sensibilidade”, orienta. “Recomenda-se que aqueles que enfrentam dificuldades emocionais busquem a assistência de profissionais de saúde mental qualificados”, aconselha.

Harley concorda. “Acredito que a participante independente de esta rmanifestando [alguma patologia] ou até mesmo é questões voltadas à ansiedade, precisa nesse momento de apoio, de rede de apoio e acompanhamento é especializado”, afirma ele, que acredita que Vanessa pode estar em um quadro de adoecimento emocional. “A gente não tem como saber nada porque a gente está assistindo algo distante”, diz.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© 2023 EGOBrazil | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<