Estreia nesta quarta-feira, 17 de abril, nos cinemas de todo o país, a animação brasileira “Abá e Sua Banda”, dirigida por Humberto Avelar e produzida pela Globo Filmes, RioFilme, Fraiha Produções e Vitrine Filmes. O longa, que foi aclamado nos festivais do Rio e de Gramado, chega com altas expectativas e uma carga emocional única: além de ser uma celebração da diversidade e da força da arte, é também uma criação feita em família. No centro desse projeto está o próprio diretor, sua esposa — a soprano Mônica Martins — e o filho do casal, o talentoso ator mirim Gabriel Avellar, que vem conquistando o Brasil com seus múltiplos talentos.
Humberto Avelar: o mestre por trás da magia
Com uma carreira consolidada no universo da animação, Humberto Avelar é um dos grandes nomes do audiovisual infantojuvenil no Brasil. Com passagens por projetos de destaque como “Diário de Pilar” (Disney), “Mundo Ripilica” (Discovery Kids e TV Cultura), e o nostálgico “Sítio do Picapau Amarelo” (TV Globo/Cartoon Network), o diretor une sua experiência e sensibilidade em “Abá e Sua Banda” para contar a história de Abá, um jovem abacaxi que deixa o trono de seu reino para seguir o sonho de montar uma banda.
A jornada de Abá, recheada de humor, música e emoção, é também uma metáfora sobre seguir o coração, acolher a própria identidade e celebrar a diversidade. Com trilha sonora original assinada por André Mehmari e letras de Silvia Fraiha, o filme traz mensagens universais com uma roupagem pop, colorida e totalmente brasileira.
Leia Também Gabriel Avellar enaltece a presença ativa de seu pai, Humberto Avelar, em sua vida e carreira
Humberto, que também dubla o vilão Don Coco, afirmou na pré-estreia no Kinoplex Rio Sul, no Rio de Janeiro: “É um filme feito com alma, com verdade. Ver o público rindo, chorando, cantando, é a maior recompensa. E poder dividir essa criação com minha esposa e meu filho tornou tudo ainda mais especial.”

Gabriel Avellar: destaque na TV e no cinema
Com apenas 9 anos, Gabriel Avellar tem chamado atenção por onde passa. Na televisão, ele é um dos protagonistas da novela infantojuvenil “A Caverna Encantada”, exibida pelo SBT, na qual interpreta o carismático Felipe Pe de Peste. Na trama, sua espontaneidade e talento vêm conquistando o público jovem e a crítica.
No cinema, Gabriel dá voz a três personagens da nova animação: os irreverentes Coquinhos, gêmeos engraçados que garantem boas risadas, e a delicada Jabuticabinha, uma fruta sensível e cheia de curiosidade. Sua performance vocal revela domínio técnico e maturidade artística surpreendentes para a idade.
Além disso, Gabriel já atuou no filme “Uma Advogada Brilhante” e tem demonstrado grande paixão pela atuação e pela dublagem. Em entrevista recente, ele declarou: “Gosto de viver várias histórias, de brincar com as vozes e fazer personagens diferentes. E poder fazer tudo isso com o meu pai dirigindo é muito legal!”
Nas redes sociais, ele também costuma compartilhar bastidores e momentos com a família, sempre demonstrando orgulho de seus pais: “Meu pai é meu exemplo, minha mãe canta como ninguém. Tenho muita sorte!”
Mônica Martins: potência vocal a serviço da emoção
Ao lado dos dois, Mônica Martins completa esse trio artístico com sua voz marcante. Cantora lírica premiada, com apresentações em importantes casas de ópera do Brasil e do exterior, Mônica interpreta no longa as vozes da Rainha Nanás, da cativante Mel Melancia e da irreverente Moranqueen, personagens femininas fundamentais para a narrativa.
Sua interpretação da canção de abertura, com arranjos de André Mehmari, foi considerada um dos momentos mais emocionantes da pré-estreia. Para ela, o projeto foi mais do que um trabalho: “Fazer parte disso ao lado do Humberto e do Gabriel foi como realizar um sonho coletivo. Colocar minha voz num filme que fala de empatia, diversidade e música é um presente.”
Animação com cara e alma brasileira
“Abá e Sua Banda” chega aos cinemas com distribuição da Vitrine Filmes e classificação livre, sendo uma produção que consegue dialogar com crianças, jovens e adultos. Visualmente vibrante, o filme aposta em uma estética tropical, personagens inspirados em frutas e ritmos que vão do forró ao samba.
Além da família Avellar, o elenco de vozes conta com nomes como a renomada Zezé Motta, Felipe Bragança, Robson Nunes, Otávio Müller, André Mattos, Isabel Lobo, Alexandre Dantas, Victor Maia e Paty Oliveira. O longa já conquistou críticas elogiosas por sua originalidade, humor afetuoso e abordagem musical.
Um projeto de vida
Para a família Avellar, o filme é mais do que um produto audiovisual: é a realização de uma proposta artística afetiva. Uma declaração de amor à cultura brasileira, à infância e à convivência em família.
“‘Abá’ nos lembra que todos temos um som próprio para tocar. E quando tocamos juntos, podemos fazer uma linda banda. Isso é o que vivemos aqui em casa”, resume Humberto, emocionado.
“Abá e Sua Banda” já está em cartaz nos cinemas de todo o país a partir de hoje, 17 de abril. Prepare-se para rir, cantar, se emocionar e sair do cinema com o coração aquecido — ao som de uma banda muito especial.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.
**As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião do portal