Cercada de luxo e recursos de tecnologia, a 21° Troféu Raça Negra agitou a Sala São Paulo, no centro de São Paulo na noite de segunda-feira, 20 de novembro.
A premiação, que celebra personalidades atuantes no combate ao racismo e na defesa da população negra, homenageou a carreira de Glória Maria, que morreu em fevereiro deste ano.
“Glória ousou ser livre para libertar e inspirar muitos. Por isso, ela merece a celebração”, disse João Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, organizadora da premiação. As filhas da jornalista, Laura e Maria, estiverem presentes.
“Ele ficava muito triste quando era negada sua importância nesse quesito”, disse Edinho, chorando.
Quem foi premiado
Com apresentação de Joyce Ribeiro, âncora da TV Cultura, e Mirella Archangelo, apelidada de “mini Glória Maria” após surgir em um vídeo em que denunciava as condições precárias das ruas na periferia de Ribeirão Preto, em 2011, o evento premiou outras 25 personalidades.
Além de autoridades, Sheron Menezzes, Samuel de Assis, Elisa Lucinda, Djamila Ribeiro, Alaíde Costa, entre outros, foram agraciadas com o troféu Zumbi dos Palmares por seu simbolismo na busca pela igualdade racial.
Foto: Andy Santana/ Brazil News