Faustão: por que apresentador teve prioridade na fila do transplante de coração?

Publicado em

Após o apresentador Fausto Silva, o Faustão, passar por uma cirurgia de transplante de coração na tarde deste domingo (27), o Ministério da Saúde divulgou vários tuítes explicando o motivo do famoso comunicador ter sido priorizado na fila de espera pelo órgão.

O posicionamento da pasta vem após algumas publicações nas redes sociais espalharem desinformações sobre a fila de espera e questionarem o fato do apresentador ter esperado poucos dias para a realização da cirurgia.

“Neste domingo, mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde – o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados”, informa a nota.

O Ministério da Saúde também explicou que a fila para os transplantes é única, ou seja, vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada, e que a ordem de chamada depende de critérios técnicos, como tipo sanguíneo, peso, altura e compatibilidade genética.

“Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”, acrescentou.

Faustão com um microfone falando
Faustão com um microfone falando

Segundo a pasta, os médicos indicaram o procedimento no último dia 20 de agosto, quando o quadro de saúde do apresentador se agravou. Por isso, Faustão recebeu prioridade na fila de espera por ter um quadro clínico considerado grave.

Vale destacar que Faustão está internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele foi diagnosticado com insuficiência cardíaca, uma condição que leva o coração a perder a capacidade de bombear o sangue de forma adequada para atender às necessidades do organismo.

Confira o comunicado completo do Ministério da Saúde sobre a prioridade de Faustão na fila da cirurgia do transplante de coração

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal ou mesmo do Portal iG.

A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<