A modalidade é uma nova maneira de garantir a segurança de pessoas e empresas em relação aos seus veículos, sejam eles de passeio ou para trabalho
Sair de casa é uma atividade simples, mas que demanda uma série de cuidados, principalmente se o passeio ou ida ao trabalho envolver o uso se veículo, sejam eles motos, carros ou até mesmo caminhões. A incerteza sobre a segurança é daquelas pulgas atrás da orelha que não vão embora tão facilmente e a melhor decisão, sempre que possível, é optar por ferramentas que auxiliam nessa busca por uma maior proteção e tranquilidade.
Leia Também Felipe Otoni: O Gênio por Trás da Máquina de Vendas do WhatsApp
Sendo assim, diversas pessoas e empresas optam por trabalhar com seguradoras, porém, atualmente, existem outras maneiras de assegurar os veículos, como é o caso da associação de proteção veicular. No mercado desde 2009, a Proteauto é uma das empresas desse ramo que obtiveram ótimos resultados em 2023, por exemplo. Foram recuperados 98% dos veículos roubados e que estavam sob o seu rastreamento.
“Uma associação de proteção veicular tem sua atuação voltada para o colaborativismo, o que a faz tornar ainda mais barata para proteção do veículo. É uma modalidade de custos baixos e tem uma boa cobertura de danos”, explica Felipe Otoni, CEO da empresa. Ou seja, as despesas ocorridas por acidentes, furto e roubo são rateadas por um grupo de pessoas associadas. No rateio, o valor é pago pelo indivíduo e assim dividido entre os outros associados. O que varia nos seus valores mensais é a quantidade de prejuízos causados mensalmente com oficina, compra de peças, tipo de batida, quantidade de roubo e etc.
E as vantagens são inúmeras. O mecanismo da associação oferece serviços menos burocratizados, eliminando, por exemplo, perguntas como: idade do condutor, endereço, tempo de habilitação, garagem em casa e trabalho, entre outros aspectos que não influenciam nos valores da proteção veicular. Vale lembrar que associação de proteção veicular não é seguradora, mas pode oferecer o serviço por meio de parceria se for a opção do cliente.
“Recentemente, passamos por um episódio tenso com um de nossos associados. Um caminhão sob rastreamento da Proteauto foi roubado e conseguimos recuperar rapidamente, porém, houve um confronto entre a polícia e o criminoso, resultando na morte do suspeito. Infelizmente o desfecho foi trágico, mas conseguimos recuperar o caminhão e o motorista saiu sem nenhum ferimento”, relata Otoni.
O incidente ressalta a importância de sistemas de segurança eficazes e da colaboração entre empresas de proteção e as forças de segurança pública. O caso também segue sob investigação para entender todos os detalhes do roubo e do confronto.
A Proteauto e as autoridades reiteram que a prioridade é sempre garantir a segurança dos cidadãos e a proteção de seus bens, trabalhando para evitar que situações como essa se repitam no futuro. O sucesso na recuperação do caminhão e a rápida resposta ao crime são provas de que a integração de tecnologia e ações rápidas podem fazer a diferença na segurança pública e privada.