Anteriormente, a atriz de 93 anos já havia declinado o convite para atuar na próxima novela das 21h, “Terra Vermelha”, que estreia em abril de 2023. De acordo com o Notícias da TV, a artista teria optado por não trabalhar em projetos longos – a trama de Walcyr Carrasco deve ter, ao menos, 200 capítulos. Com a decisão, Susana Vieira foi escalada para viver Cândida na produção.
Agora, Fernanda pretende se dedicar às telonas e a outros projetos de curta duração. Recentemente, ela rodou o filme “Dona Vitória”, de Andrucha Washington. Protagonista, Montenegro gravou nada menos que 130 cenas, e contracenará com Linn da Quebrada.
Ainda de acordo com Jardim, no próximo ano, a carioca ainda repetirá sua parceria de sucesso com Walter Salles, que também a dirigiu em “Central do Brasil” (rendendo sua primeira indicação ao Oscar, em 1998). Agora, ela rodará uma trama baseada no livro de memórias “Ainda Estou Aqui”. Na obra, Marcelo Rubens Paiva relembra a história de sua mãe, Eunice, após seu pai, o deputado Rubens Paiva, ser preso, torturado e morto durante a ditadura militar. Ainda não se sabe qual o papel de Fernanda no drama.
O primeiro trabalho da artista na emissora havia sido em 1965 – mesmo ano de criação do canal. Na época, ela participou da série teleteatro 4 no Teatro. Em 1973, ela apareceu em uma “Caso Especial: Medeia”, versão televisionada da lenda da mitologia grega. O contrato com a casa, entretanto, veio apenas em 1981, quando atuou em “Baila Comigo”, de Manoel Carlos.
Desde então, a estrela participou de mais de 30 produções globais, entre novelas, minisséries e especiais. Em 2012, recebeu o Emmy Internacional de melhor atriz pelo seu trabalho em “Doce de Mãe”.