Será que Gil do Vigor pode ser presidente do Brasil? Confira os requisitos importantes que o economista tem que cumprir para realizar esse sonho
Gilberto Nogueira, mais conhecido como Gil do Vigor, é um dos ex-participantes mais queridos do Big Brother Brasil 21. O economista, que conquistou o público com seu carisma, sua inteligência e seu bordão “tchaki tchaki”, contou algumas vezes que tem um grande sonho: ser presidente do Brasil.
+ Gil do Vigor faz desabafo nas redes sociais: ‘Não conte com ninguém’
Mas será que Gil do Vigor pode se candidatar a presidente do Brasil? Quais são os requisitos que ele teria que cumprir para disputar o cargo mais alto do poder executivo federal? Confira o que é preciso para ser candidato a presidente e se o Gil do Vigor tem chances de realizar seu sonho.
Quais os requisitos para ser candidato a presidente?
Segundo a Constituição Federal de 1988, os requisitos para ser candidato a presidente são:
- Ser brasileiro nato (ou seja, nascido no Brasil ou filho de pais brasileiros);
- Ter pleno exercício dos direitos políticos;
- Ser alistado junto à Justiça Eleitoral;
- Ter domicílio eleitoral no país;
- Ser filiado a um partido;
- Ter idade mínima de 35 anos para o cargo de Presidente.
Portanto, qualquer cidadão que atenda a esses requisitos pode se candidatar a presidente, independentemente de ter ou não experiência política anterior. No entanto, para se candidatar, é preciso também apresentar uma série de documentos e seguir as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para registrar a candidatura.
Gil do Vigor pode se candidatar a presidente?
Analisando os requisitos para ser candidato a presidente, podemos verificar que Gil do Vigor cumpre alguns deles, mas não todos. Vejamos:
- Ele é brasileiro nato, pois nasceu em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco;
- Ele tem domicílio eleitoral no Brasil, pois vota em Recife, em Pernambuco;
- Ele está em pleno exercício dos direitos políticos, pois não tem nenhuma condenação ou impedimento legal que o impeça de votar ou ser votado.
No entanto, ele não cumpre os seguintes requisitos:
Ele não é filiado a nenhum partido político atualmente e nem tem 35 anos, pois nasceu em 14 de julho de 1991. Portanto, Gil do Vigor ainda não pode se candidatar a presidente do Brasil nas próximas eleições, pois não cumpre todos os requisitos exigidos. Ele terá que esperar mais três anos para conseguir dar início a sua candidatura.
O sonho de Gil do Vigor
Apesar de ainda não poder se candidatar a presidente do Brasil, Gil do Vigor já contou aos fãs que está ciente de todos esses requisitos e que tem tudo planejado. Ele afirmou em seu perfil nas redes sociais que irá terminar seus estudos para dar seguimento aos planos. “Aguardarei a minha formação como PhD. Talvez na eleição seguinte, se Deus quiser”, revelou ele.
Ele ainda publicou um vídeo analisando a situação e mostrando alguns comentários de internautas opinando sobre o assunto. Após ver pessoas dizendo que ele não tem qualificação para o cargo, Gil mostra maturidade ao refletir que estuda para realizar esse sonho e que seu objetivo é retornar seu conhecimento para o povo brasileiro. Veja o vídeo:
Gil do Vigor é um dos ex-BBBs mais populares e mais bem-sucedidos da história do reality show. Ele tem mais de 13 milhões de seguidores no Instagram, é contratado da Globo, é garoto-propaganda de várias marcas e é autor de um livro. Ele também é um ativista pelos direitos humanos e pela educação.
Será que Gil do Vigor vai conseguir realizar seu sonho de ser presidente do Brasil? Será que ele vai conseguir mudar a realidade do nosso país com sua alegria, sua inteligência e seu vigor? Só o tempo dirá. Mas uma coisa é certa: ele já conquistou o coração de milhões de brasileiros que torcem por ele e que admiram sua trajetória.