A cantora Gretchen anunciou nesta sexta-feira (4/4) que retirou o perfil BCharts de um processo judicial relacionado à produção de vídeos com teor sexual e político, criados com uso de inteligência artificial (IA). A informação foi divulgada pela artista em sua conta no X (antigo Twitter). Agora, apenas o fórum Pandlr segue como alvo da ação judicial movida pela equipe da cantora.
Na quinta-feira (3/4), Gretchen havia afirmado que tanto o Pandlr quanto o BCharts seriam responsabilizados pelo uso indevido de sua imagem. A declaração provocou repercussão nas redes sociais. No entanto, um dia depois, a assessoria jurídica da artista, representada pelo escritório Giannini Advocacia, esclareceu que o perfil BCharts foi citado apenas como forma de alerta para que se atente a conteúdos ofensivos hospedados em seu site.
“O BCharts foi citado apenas para que fique atento aos conteúdos denegridores e desqualificados eventualmente postados em seu sítio eletrônico, e que, ao detectá-los, proceda à remoção sem a necessidade de ações judiciais”, afirma o comunicado oficial.
Em nota à imprensa, o BCharts informou na noite de quinta-feira (3/4) que não havia sido notificado oficialmente e que busca diálogo com todas as partes envolvidas para esclarecer a situação. “Estamos conversando com todas as partes envolvidas para esclarecer qualquer mal-entendido”, escreveu o perfil.
Segundo a assessoria jurídica de Gretchen, as ações judiciais atualmente envolvem diretamente as plataformas X (ex-Twitter) e YouTube. A equipe da cantora relata dificuldades em obter informações completas sobre os responsáveis pela postagem dos conteúdos ofensivos, especialmente nos sites Pandlr e BCharts.
“O processo foi movido contra o YouTube e o X com o objetivo de garantir a remoção dos conteúdos espúrios da rede mundial de computadores”, declarou o escritório.
Apesar das remoções, a equipe afirma que os ataques à imagem da artista continuaram, sobretudo no fórum Pandlr — que agora é o único citado na ação judicial.
O Pandlr, por sua vez, negou estar sendo processado. Em nota, o fórum declarou: “Não há nenhum processo judicial em curso envolvendo a artista Gretchen e o fórum”. O perfil também destacou que o conteúdo publicado na plataforma é de responsabilidade de seus usuários e que sempre atendeu às solicitações de remoção feitas por Gretchen, antes de ser bloqueado por ela nas redes sociais.
Sobre a alegação de dificuldades para exclusão dos materiais, o fórum afirmou que muitos dos conteúdos compartilhados pelos usuários são hospedados em plataformas externas, como Twitter, YouTube e Imgur. “Por esse motivo, não temos controle direto sobre a exclusão definitiva desses materiais”, justificou.
Ao encerrar sua declaração nas redes sociais, Gretchen reiterou a posição oficial: “Quem fez os vídeos de cunho sexual e político foi o @forumpandl. E são eles que estão no processo. O @bchartsnet está fora dessa sujeira toda. Essa é a nota oficial da minha assessoria jurídica. Lembrando que estamos atentos”.
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.
**As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião do portal