Grupo de Dança Identidade em Movimento: levando arte e cultura há mais de 14 anos

Publicado em

Conheça a história do projeto de dança que proporciona oportunidades para jovens da periferia de São Paulo

Identidade em Movimento é um grupo de dança da cidade de São Paulo-SP composto, principalmente, por jovens da periferia. O projeto tem como objetivo levar entretenimento por meio da dança, mostrando alegria e diversão, com o intuito de transmitir bem-estar e saúde, destacando a sua abordagem única e expressiva.

Para conhecer mais sobre esse projeto, vamos contar um pouco sobre a história do Identidade em Movimento. O grupo surgiu em 2009, dando continuidade a um projeto chamado Dança Vocacional, que realizava pesquisas e experimentos sobre as danças dentro do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.

Em seguida, para dar continuidade à dança e proporcionar oportunidades para jovens periféricos, foi criado o Identidade em Movimento, que na época tinha como fundadores: Vanessa Granjeiro, Carlos Eduardo, Guilherme Almeida, Dana Lisboa, Verônica Rodrigues, Francielly Costa e Rochelle Irae.

Porém, essa formação inicial não se manteve devido à falta de auxílio financeiro. Portanto, muitos dos integrantes deram prioridade a um emprego fixo na forma CLT. Um dos integrantes, Carlos Eduardo de Oliveira Pinto, conhecido como ‘Dudu’, assumiu a direção do projeto.

Dudu era dançarino, professor, coreógrafo e produtor cultural, e começou sua jornada no grupo como dançarino de rua. No entanto, ele resolveu buscar outras modalidades de dança para o projeto, chegando a estudar dança contemporânea por seis anos e ballet clássico durante dois anos e meio.

Grupo de Dança IDM

Dentro desses estudos, Dudu decidiu se tornar coreógrafo, misturando diferentes estilos de dança com o objetivo de transmitir uma ideologia por meio da arte. Desde então, Carlos Eduardo tem trabalhado como coreógrafo do Grupo Identidade em Movimento, acumulando 14 anos de vivência e experiência.

Atualmente, ele também atua como produtor cultural e coreógrafo de seus espetáculos, como “Escravos da Vida”, “Marionete Humana”, “Nômades Viajantes”, entre outros. O Grupo, atualmente, é composto por 17 integrantes, mas ao longo de seus 14 anos de existência, já passou por diversas formações, totalizando em média mais de 120 pessoas ao longo desses anos.

Segundo Carlos Eduardo, “o Identidade em Movimento é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística que vão desde trabalhos urbanos, como pocket shows, e espetáculos de obras próprias e contemporâneas, abordando temas da atualidade e do cotidiano, especialmente coreografias que buscam sensações e sentimentos”.

Grupo de dança Identidade em Movimento

O Identidade em Movimento apresenta espetáculos de dança no município de São Paulo, no Brasil, e hoje é considerado uma das mais importantes companhias de dança da cidade de São Paulo.

Para conhecer mais sobre a arte e o trabalho realizado por esse grupo de dança, acesse as redes sociais deles.

YOUTUBE: @IDM.OFICIAL

INSTAGRAM: @IDM.OFICIAL

FACEBOOK: IDENTIDADE EM MOVIMENTO 

KAWAI: @IDM.OFICIAL 

TIK TOK: @IDM.OFICIAL

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal ou mesmo do Portal iG.

A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<