O comerciante Ricardo Rocha, de 48 anos, está solicitando um teste de DNA para comprovar que é filho de Gugu Liberato, falecido em novembro de 2019.
O processo foi iniciado em março, mas ganhou conhecimento público na última quinta-feira, durante uma audiência que discutia se Rose Mirian teve uma união estável com Gugu Liberato e, portanto, se ela tem direito à herança do apresentador.
+ Após longa batalha, inventário de Gugu Liberato é finalizado com surpresas
Após receber uma intimação na semana passada, os três filhos de Gugu — João Augusto, Marina e Sofia —, juntamente com sua irmã, Aparecida, tomaram conhecimento da reivindicação de um homem que alega ser filho do apresentador.
Quais seriam as possíveis mudanças com a chegada de um “novo” filho?
Segundo a advogada especialista em direito de família e sucessões, Bruna Rinaldi, há dois cenários possíveis se Ricardo Rocha provar ser filho do apresentador.
Nesse caso, os 50% da parte legítima da herança seriam divididos entre Augusto, Marina, Sofia — todos frutos do relacionamento anterior com Rose Di Miriam — e Ricardo. A divisão dos sobrinhos permaneceria a mesma, pois eles são herdeiros designados no testamento.
No entanto, se também for comprovado que Gugu não tinha conhecimento de que era pai de Ricardo Rocha, o testamento poderia ser anulado e os quatro filhos dividiriam igualmente os 100% do patrimônio.
O que diz a intimação?
De acordo com a intimação, a mãe de Ricardo, identificada como Otacília Gomes da Silva, teria conhecido “Antonio Augusto Moraes Liberato (o conhecido apresentador de televisão ‘Gugu Liberato’)” no segundo semestre de 1973, em uma padaria localizada na rua Aimberê, número 458, no bairro de Perdizes, nesta capital. A petição informa que a mãe trabalhava como babá e empregada doméstica na residência de uma família japonesa que morava ao lado da padaria.
Ela frequentava a padaria diariamente, onde “se encontrava com Antonio Augusto, que era muito comunicativo e flertava com ela. Com o tempo, a amizade evoluiu, resultando em um relacionamento íntimo entre eles”.
Em 1974, após passar férias com a família para a qual trabalhava no litoral paulista, ela retornou e descobriu a gravidez. Otacília teria procurado Gugu para informá-lo da novidade, mas não conseguiu mais encontrá-lo na padaria, perdendo totalmente o contato.
Segundo a intimação, quando Gugu começou sua carreira televisiva, o adolescente Ricardo começou a acompanhá-lo à distância, mas decidiu adiar a busca pelo reconhecimento da paternidade para o futuro.
Com a morte de Gugu e a disputa pela herança, Ricardo decidiu buscar seus direitos, movendo uma ação de reconhecimento de paternidade.
O que diz o testamento de Gugu?
De acordo com a vontade expressa por Gugu, seus três filhos — Augusto, Marina e Sofia, frutos do relacionamento anterior com Rose Di Miriam
— ficam com 75% da herança estimada em R$ 1 bilhão. Os outros 25% do patrimônio são divididos entre os cinco sobrinhos do apresentador. Três deles são filhos de Amandio Liberato, de 70 anos, o irmão mais velho de Gugu. Os outros dois sobrinhos são filhos de Aparecida Liberato, a curadora do espólio.