Nos últimos anos, a presença masculina em consultórios de cirurgia plástica tem chamado atenção. Quebrando antigos estigmas e se abrindo para o autocuidado, os homens estão cada vez mais interessados em procedimentos estéticos tanto cirúrgicos quanto não invasivos. Para entender melhor essa mudança de comportamento, conversamos com o cirurgião plástico Dr. Lucas Guimarães, especialista no atendimento ao público masculino.
Nova masculinidade e imagem pessoal
Segundo o médico, o aumento expressivo na procura por procedimentos por parte dos homens reflete uma transformação cultural. “Por muito tempo, o cuidado estético era associado apenas ao universo feminino. O homem que buscava melhorar a aparência era visto com estranhamento”, afirma. Hoje, essa percepção mudou.
O especialista destaca que fatores como a exposição nas redes sociais, o aumento da competitividade no mercado de trabalho e a busca por uma imagem mais alinhada ao estilo de vida saudável contribuíram para esse movimento. “A imagem comunica disciplina, autocuidado e até sucesso profissional. E isso tem impulsionado muitos homens a cuidarem mais da aparência.”
Cirurgias e procedimentos em alta
Entre os procedimentos mais procurados, Dr. Lucas cita a lipoaspiração de definição corporal, que utiliza tecnologias modernas para evidenciar os contornos musculares, e a rinoplastia como campeãs entre as cirurgias plásticas. Cirurgia de ginecomastia (redução de mamas masculinas) e transplante capilar também aparecem entre as mais realizadas.
No campo dos procedimentos não cirúrgicos, o destaque vai para a toxina botulínica, além de preenchimentos com ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno, depilação a laser e tratamentos contra queda capilar.
“A tecnologia tem um papel fundamental nesse cenário. Os procedimentos estão cada vez mais seguros, menos invasivos e com resultados muito naturais o que anima o paciente a investir em si mesmo”, explica.

Homens estão mais exigentes
Apesar de, no passado, os homens serem considerados menos detalhistas em relação à estética, o cirurgião afirma que isso também vem mudando. “Hoje, as expectativas e comportamentos dos homens estão muito próximos aos das mulheres. Eles já falam abertamente sobre suas inseguranças, rugas, flacidez e queda de cabelo. A grande maioria não busca se transformar, mas sim potencializar o que já têm, como forma de autocuidado.”
O futuro da cirurgia plástica masculina
Dr. Lucas vê um futuro promissor no setor: “Acredito que esse movimento representa um avanço na sensibilidade, na consciência e no poder de escolha do homem moderno. Eles estão compreendendo que autoestima também é coisa de homem e que a masculinidade não precisa ser uma armadura, mas pode ser liberdade esculpida com autenticidade, sem medo e sem tabus.”
As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e podem não necessariamente expressam a opinião deste portal.
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.



