O mês de outubro, marcado pela campanha Outubro Rosa, destaca os avanços tecnológicos no diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Em 2024, a Inteligência Artificial (IA) surge como uma ferramenta promissora na detecção precoce da doença, aumentando a eficácia da triagem mamográfica e auxiliando médicos a identificar sinais sutis que podem passar despercebidos pelos métodos tradicionais.
Segundo o Dr. Wesley Pereira Andrade, oncologista e PhD em Oncologia, o aumento dos casos de câncer de mama está relacionado às mudanças no estilo de vida das mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de 74 mil novos casos da doença no biênio 2024-2025, tornando o câncer de mama o segundo tipo mais comum no Brasil, após o de pele não melanoma.
A IA se destaca por sua capacidade de analisar imagens mamográficas com extrema precisão, detectando pequenas variações de pixels que podem indicar a presença de tumores em estágio inicial. A tecnologia também está sendo aplicada na análise de lâminas de anatomia patológica, ajudando patologistas a identificar células anormais de forma mais rápida e eficiente.
Leia Também Rodrigo Faro surpreende na Dança dos Famosos ao revelar uso de enchimento na cueca
Embora os resultados preliminares sejam promissores, Dr. Andrade ressalta que ainda são necessários mais estudos clínicos para validar o uso da IA em larga escala. A tecnologia precisa demonstrar sua eficácia em pacientes de diferentes idades, etnias e biotipos, além de reduzir os índices de falsos-positivos e negativos.
Além de contribuir para um diagnóstico mais preciso, a IA também pode auxiliar no planejamento do tratamento, como a decisão sobre a necessidade de quimioterapia, e até mesmo no auxílio de cirurgias robóticas, que estão sendo testadas no combate ao câncer de mama.
Leia Também Gilberto Gil fala no Fantástico sobre despedida de Preta Gil e destino das cinzas
O uso da Inteligência Artificial representa um avanço significativo na luta contra o câncer de mama, oferecendo esperança para milhões de mulheres e contribuindo para a melhoria das taxas de cura, desde que a detecção seja realizada em estágios iniciais.
Dr. Wesley Pereira Andrade
O oncologista é MD, Ph.D., mestre e doutor em Oncologia, além de mastologista e cirurgião oncologista. Dr. Wesley Pereira Andrade é médico titular da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e médico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).
CRM-SP 122593
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.