Com 17 anos de experiência em manutenção eletromecânica e ferroviária, o brasileiro João Batista é o inventor de duas tecnologias inéditas que prometem redefinir os padrões de segurança em escadas rolantes e elevadores — ambas com patente internacional em trâmite via PCT, abrangendo 157 países.
Atualmente, João atua como Supervisor de Restabelecimento e Sinalização Ferroviária na Linha 7-Rubi da TicTrens, concessionária que também lidera os projetos do Trem Intercidades (TIC), o primeiro trem de média velocidade do Brasil, ligando São Paulo a Campinas.
Com formação técnica em Eletrotécnica, graduação em Gestão e pós-graduação em Engenharia Ferroviária (em fase de conclusão), João construiu uma trajetória marcada pela atuação em sistemas críticos de transporte urbano, passando pelas Linhas 4, 8 e 9 do metrô e trem metropolitano de São Paulo, acumulando cargos técnicos, lideranças e gestão de equipes, e instrutor de transportes verticais ( Elevadores e escadas rolantes).
A primeira de suas inovações é um dispositivo exclusivo para teste de integridade dos rodapés de escadas rolantes — componentes laterais que funcionam como barreira de proteção, mas que historicamente não contavam com uma ferramenta técnica própria de verificação e testagem.

A segunda criação é uma ferramenta portátil e autônoma de resgate universal para usuários presos em elevadores com falhas severas ou ausência total de energia elétrica. Compatível com quase todos os modelos modernos de elevadores, o equipamento é compacto e permite resgates seguros e rápidos, mesmo em cenários críticos.
Para João, a engenharia deve ser prática, funcional e centrada nas pessoas.
“São soluções que salvam vidas, agilizam a manutenção e reduzem riscos”, afirma.
Agora, ele busca internacionalizar suas criações, mirando o mercado internacional e buscando novas parcerias com fabricantes, operadores e órgãos reguladores em transporte vertical.
As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e podem não necessariamente expressam a opinião deste portal.
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.



