Inaugurado em 2017 no Itaim Bibi, o Instituto Kezam Medicina Integrada enfrentou recentemente desafios relacionados a ações judiciais que questionaram a integridade e idoneidade de seus serviços. Essas contestações emergiram após a divulgação de uma matéria na Folha de São Paulo, que gerou desinformações sobre a atuação da instituição. O Instituto considera essencial esclarecer os fatos e reafirmar seu compromisso com a excelência no atendimento e a transparência em todas as suas ações.
Modelo de atendimento e decisões estratégicas
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Desde a sua criação, o Instituto tem se dedicado a oferecer o melhor cuidado aos pacientes, com um modelo de negócio meticulosamente construído para fornecer tratamento especializado, realizado por médicos altamente qualificados e com suporte das tecnologias mais avançadas disponíveis. Optando pelo reembolso dos planos de saúde, a instituição visou oferecer um serviço superior ao paciente, aproveitando o fato de que o valor do reembolso frequentemente excedia a tabela dos serviços credenciados, garantindo uma qualidade incomparável no atendimento.
Mudanças no reembolso e suporte adicional
No entanto, a partir de 2023, o processo de solicitação de reembolso tornou-se extremamente burocrático, desestimulando os pacientes a darem seguimento às solicitações. Para enfrentar esse cenário, o Instituto decidiu fornecer suporte adicional para aqueles que encontravam dificuldades, auxiliando na tramitação de transações comerciais com o devido consentimento dos pacientes, formalizado por meio de procurações assinadas. Esta iniciativa gerou desconforto junto aos planos de saúde, que alegaram que a prática era irregular, mesmo com a documentação adequada.
Transparência dos planos de saúde
É relevante ressaltar que a alegação de que os planos de saúde enfrentam prejuízos é infundada. De acordo com o Painel Econômico-Financeiro da Saúde Suplementar da ANS, os planos de saúde apresentaram um lucro líquido de R$ 3,3 bilhões no primeiro trimestre de 2024. Além disso, no início do ano, alegações de prejuízo foram utilizadas para justificar o cancelamento de convênios para autistas, idosos e pessoas com doenças graves.
Impacto no acesso ao tratamento
A falta de transparência e informação adequada por parte das operadoras de planos de saúde tem limitado o acesso dos pacientes a tratamentos de qualidade. Dados da ANS mostram que, em março de 2024, havia mais de 51 milhões de usuários de planos de saúde no Brasil, muitos dos quais não têm conhecimento dos direitos e alternativas disponíveis para um atendimento mais abrangente.
Compromisso com a qualidade
O Dr. Felipe Kezam, médico responsável técnico da clínica, afirma: “Vamos continuar com nosso compromisso de levar qualidade e excelência aos nossos pacientes. E acima de tudo, lutar para não haver segregação de usuários de planos, pois aqui o atendimento oferecido é o mesmo para todos.” Com mais de 40.000 pacientes atendidos ao longo dos anos, muitos dos quais são acompanhados há anos, a clínica está fazendo todos os esforços para manter o padrão de qualidade, mesmo diante das dificuldades financeiras que resultaram em uma queda de 50% no número de atendimentos. A necessidade de pagamento antecipado particular devido aos desafios no reembolso tem causado uma situação discriminatória, onde somente pacientes com capacidade de pagar antecipadamente podem utilizar os benefícios do plano.
Repercussão e ação do Procon
É lamentável que as falsas alegações tenham prejudicado pacientes no tratamento, levando muitos a buscar a assistência do Procon. Dados do Procon-SP revelam um aumento significativo nas reclamações contra planos de saúde, com um crescimento de 38% nas solicitações entre 2022 e 2023, e uma escalada de mais de 50% na judicialização contra planos de saúde entre 2020 e 2023.
Enfim, o Instituto Kezam agradece a confiança daqueles que continuam a contar com seus serviços e se coloca à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Sua missão permanece firme: fornecer um atendimento humano, eficiente e baseado na mais alta ética profissional.
Fotos: Divulgação