Inteligência emocional ganha peso nas contratações

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Inteligência emocional ganha peso nas  contratações

Rogério Magalhães um dos principais mentores de profissionais autônomos e gestores no Brasil explica o que são as Soft Skills e como interferem nas contratações e desempenho profissional

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Um levantamento da Page Personal aponta que 90% dos colaboradores são desligados das empresas por conta de conduta inesperada ou inapropriada. A inteligência emocional tem peso decisivo na manutenção do emprego. Nove de cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamento, mostra a pesquisa.

O mercado disponibiliza muitos profissionais qualificados, com excelente formação técnica, mas quando são avaliados no âmbito pessoal, às vezes, surpreende pela falta de estabilidade emocional. Lidar com questões do dia a dia não é uma tarefa fácil, exige, compreensão, equilíbrio emocional e habilidade interpessoal.

Os treinamentos e mentorias que realizamos por todo Brasil, independente do grupo, do perfil e cargo, realizamos atividades com intuito de avaliar as Soft Skills.

Para tanto todos os mentorados participam da Roda Vida, um exercício que nos permite avaliar o estágio emocional de cada um “, conta Rogério.

A técnica consiste em uma mandala para pintar, de 0 a 10, tópicos relacionados com filhos, família, chefe, emprego, trabalho, entre outras, até a sua ligação com a espiritualidade.
A partir disso, o exercício final é, verificar o quanto equilibrado está a roda. Isso vai definir como o profissional está em diversas esferas de vida e o que pode estar atrapalhando o seu desempenho.

A partir desta avaliação, o candidato pode tomar as providências necessárias para resolver pendências emocionais para que sua carreira flua com mais relevância.

Segundo, Rogério Magalhães, com a mudança de comportamento do mercado de trabalho e a necessidade de desenvolver equipes multidisciplinares, as habilidades chamadas de soft skills e hard skills ganharam destaque e passaram a ser pontos chave para a melhoria da empregabilidade.
Sendo assim, o RH passou a entender que um profissional pode ser avaliado não apenas pelos seus conhecimentos técnicos e formação profissional, mas também pelas suas experiências e aprendizados pessoais.

Soft Skills
Basicamente são os conhecimentos pessoais de um profissional, ou seja, comportamentos e reações diante de situações cotidianas.
Segundo o mentor, as soft skills remetem à inteligência emocional e a personalidade de cada indivíduo que podem impactar nas relações interpessoais de trabalho.
Dessa forma, as soft skills são as características pessoais e subjetivas, e não têm relação com competências técnicas. Elas são a forma como agimos, nos comunicamos e expressamos.
No processo seletivo, portanto, para realizar boas contratações, o RH não deve apenas observar o currículo, mas também as experiências e a personalidade dos candidatos.
Em alguns casos, as empresas demonstram a necessidade de determinadas soft skills no job description da vaga, fazendo com que o candidato realize uma autoavaliação das suas habilidades antes mesmo de se candidatar.

Hard Skills
As hard skills correspondem às habilidades profissionais, os conhecimentos técnicos e acadêmicos do profissional.
Leva-se em consideração os cursos, treinamentos, especializações e outras formas de educação que validam um conhecimento teórico.
“Cada vez mais o setor de recursos humanos entende o valor das soft skills, isso porque são essas habilidades de inteligência emocional que vão impactar no dia a dia dos funcionários, e com isso no bem-estar do time. Essas características são fundamentais para manter o engajamento, foco e motivação dos colaboradores, uma vez está associado ao mindset da equipe e ao alinhamento de performance. Nesse ponto, ter habilidades interpessoais e saber se relacionar da melhor forma com diferentes perfis ajuda a manter equipes diversas sempre em harmonia’, comenta Magalhães.
Outros benefícios
Além das relações entre equipes, as soft skills também entram como destaque para a resolução de problemas. Habilidades como criatividade, resiliência e proatividade são importantes para que um colaborador tenha iniciativa de entregar uma solução sempre que necessário, e muitas vezes sem depender da liderança.
Outra vantagem de contratar de acordo com as soft skills, está no efeito coletivo que isso pode gerar. Um comportamento positivo pode transformar e influenciar um grupo todo, da mesma forma que uma atitude negativa também pode ser transferível. Aí está a importância de contratar o profissional certo.

Ainda segundo Rogério Magalhães as principais soft skills para observar são a empatia, positividade, adaptabilidade, gerenciamento do tempo, inteligência emocional, foco, resiliência e comunicação.

Rogério Magalhães
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará, é pós-graduado em Marketing pela FGV, em estratégia de marketing pela Universidade de La Verne (Califórnia – Estados Unidos), e em Administração Executiva Sênior pela UFRJ, além de especialista em vendas e marketing pela Universidade de Berry (Flórida – Estados Unidos) e em gestão empresarial pela Business School SP. Foi gestor comercial de empresas multinacionais como a farmacêutica Schering Plough e gerente comercial da Sanofi-Aventis. Tem diversas especializações em universidades e escolas internacionais

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