A atriz, roteirista, diretora e produtora Izah Neiva segue consolidando sua trajetória no audiovisual brasileiro e agora ultrapassa fronteiras com seu novo trabalho: o média-metragem Sônia, selecionado para o Short Film Corner | Rendez-vous Industry do Festival de Cannes 2025. Mulher negra, multipremiada e engajada em projetos sociais e culturais, Izah se firma como uma das vozes mais potentes do cinema independente nacional. Além de Sônia, a artista já foi reconhecida por produções como Firmina, O Menino da Moeda e Era Uma Vez em SP — todas marcadas por temáticas urgentes e necessárias.
A presença de um filme brasileiro no Short Film Corner tem valor simbólico e estratégico. Cannes é o maior palco do cinema mundial, onde os holofotes da indústria internacional se voltam para novas narrativas, talentos emergentes e produções que provocam reflexão. A participação de Sônia no evento reforça não apenas a força criativa do Brasil, mas também a importância de contar histórias sob recortes de raça, gênero e geração — pilares que sustentam a obra de Izah Neiva.
O filme Sônia retrata as expectativas de submissão impostas às mulheres e o impacto disso na identidade de mulheres com mais de 50 anos. A obra propõe um debate sobre autonomia, envelhecimento e liberdade, em um momento da vida em que muitas são invisibilizadas. O média-metragem já foi exibido em festivais relevantes, como o 17° Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe & Outras Diásporas (RJ), 3ª Mostra Nacional Empoderadas (SP), 9ª Mostra de Cinema da Mulher (SP), Mostra Maternidade Real (SE) e o Festival Internacional de Cinema AZSEX (PE). Na Mostra Retomada ABC de Cinema, o filme conquistou o prêmio de Melhor Atriz. No circuito internacional, também se destacou em eventos como o Crown Point International Film Festival (CPIFF), em Chicago (EUA), e o Athens International Monthly Art Film Festival (AIMAFF), na Grécia, onde recebeu menção honrosa por sua profundidade e sensibilidade ao abordar temas femininos com autenticidade.
Leia Também Vivi Lucas comemora e promete encantar nos palcos com o Musical de “A Infância de Romeu e Julieta”
Em 2024, Izah Neiva foi homenageada com o Prêmio Luiza Mahin, concedido pela Prefeitura de São Paulo a mulheres negras que se destacam na promoção da cultura afro-brasileira e da inclusão social. Com uma carreira em expansão como atriz — tendo participado de produções da Netflix, Globoplay, HBO e Paramount —, ela também coleciona prêmios como diretora. Seu curta Firmina, por exemplo, soma 28 prêmios e foi exibido em 49 festivais.
Izah Neiva segue escrevendo um novo capítulo para o cinema brasileiro contemporâneo, com obras que unem arte, identidade e impacto social. Para acompanhar sua trajetória e novos projetos, siga @izahneiva nas redes sociais.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.
**As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.