Casado, pai de dois meninos e movido por um olhar atento aos detalhes que passam despercebidos, João Batista é exemplo de como a inovação pode nascer da prática. Com 17 anos de experiência em eletromecânica, ele uniu conhecimento técnico e senso de urgência para criar duas invenções inéditas com potencial de salvar vidas e transformar o setor de transporte vertical.
A primeira é uma ferramenta exclusiva para testar os rodapés das escadas rolantes — peças essenciais para a segurança dos usuários, mas até então ignoradas por fabricantes no que diz respeito à verificação técnica.

A segunda é um equipamento portátil de resgate emergencial em elevadores, capaz de funcionar mesmo em falhas elétricas severas, viabilizando resgate e salvamentos rápidos, seguros e autônomos.
“Já testemunhei situações em que as pessoas ficaram presas por horas. Minha ideia foi criar uma solução que funcionasse mesmo no pior cenário”, explica João.
Atualmente, João atua como Supervisor na TicTrens, sendo responsável por equipes de restabelecimento e sinalização na Linha 7-Rubi, além de ter contribuído com operações, liderança e instrução técnica nas Linhas 4, 8 e 9 do metrô e trens metropolitanos da capital paulista. Ele também participa dos projetos do Trem Intercidades, que conectará São Paulo a Campinas, introduzindo o conceito de média velocidade no transporte ferroviário nacional.

As duas invenções de João estão em processo de patente internacional via PCT, com cobertura em 157 países. Além disso, ele é instrutor técnico, graduado em Gestão e está finalizando sua pós-graduação em Engenharia Ferroviária.
Discreto, prático e obstinado, João não busca reconhecimento. Seu maior objetivo é ver suas criações aplicadas na prática, desta forma aumentar a segurança dos equipamentos de transporte verticais:

“Meu objetivo, é que essas ferramentas ajudem a aumentar a segurança, nos equipamentos, e apoiar quem está no dia a dia da manutenção — e principalmente quem depende desses sistemas para se locomover subir e descer com segurança.”
As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e podem não necessariamente expressam a opinião deste portal.
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.



