Desde novembro do ano passado, Jojo Todynho fala em suas redes sociais sobre cirurgia bariátrica. É um desejo da cantora e apresentadora há tempos. Ela já tinha até uma data para realizar o procedimento, mas resolveu adiar em razão do seu casamento com Lucas Souza. Agora solteira, ela afirmou que não desistiu desse sonho. A atual mudança em seus hábitos alimentares, por exemplo, que tem como objetivo fazê-la perder 30 quilos, pode ser o início da realização desse objetivo.
Isso porque, em alguns pacientes, a perda de peso no pré-operatório tem como objetivo diminuir riscos, controlar doenças associadas e gerar melhor recuperação após a cirurgia. Vale lembrar que não é obrigatório, mas é uma medida a mais em relação à saúde da pessoa.
A cirurgia bariátrica, também conhecida como “redução do estômago” é um procedimento indicado para tratar casos de obesidade grave. Ela muda a forma original do órgão e reduz sua capacidade de receber alimentos, dificultando a absorção de um número exagerado de calorias.
Uma pessoa não operada tem espaço para consumir aproximadamente de 1 litro a 1,5 litro de alimento. Já um estômago pós-bariátrica tem capacidade para 25 ml a 200 ml (equivalente a um copo americano). A cirurgia afeta ainda a produção do hormônio da saciedade, o que diminui a vontade de comer, mas a redução da capacidade é a principal responsável pelo emagrecimento.