Justiça determinou retorno ao habitat depois de manifestação em frente ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Manaus
A Justiça do Amazonas determinou que a capivara Filó seja devolvida ao influenciador Agenor Tupinambá. Ela havia sido entregue ao Ibama na quinta-feira (27/4).
+ Agenor Tupinambá se revolta ao descobrir que é amante: “Eu tô sem chão”
A informação foi confirmada pelos ativistas da causa animal, Arnaldo Rocha e Luisa Mell.
A decisão, de caráter imediato, foi tomada depois que a Justiça do Amazonas verificou que as condições do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Manaus, não eram adequadas.
Neste sábado (29/4), Agenor e a deputada estadual Joana Darc foram ao Centro de Triagem visitar o animal.
De acordo com vídeos divulgados pela parlamentar, eles tiveram dificuldade em conseguir acesso ao local. Pelas redes sociais, ela convocou uma manifestação que reuniu centenas de pessoas na frente do Ibama.
Depois de entrar, a deputada conseguiu filmar as condições do abrigo onde a capivara foi colocada.
“É aqui que ela fica, nessa cela. Agora me digam se é melhor que o habitat dela. Me digam se isso é melhor do que onde ela estava? Por isso que eles não deixaram a gente vir na gaiola. Tudo sujo”, criticou.
No início da noite, depois da manifestação, a Justiça determinou a devolução de Filó ao influenciador.
Deputada diz que capivara está sendo maltratada: ‘O Ibama enganou a gente’
A deputada estadual Joana Darc (União Brasil-AM) disse que a capivara Filó está sofrendo maus-tratos e que o influencer Agenor foi enganado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ao entregar o animal ao instituto.
Ver essa foto no Instagram
Em Atualização