Luciano Huck acaba de embarcar em uma nova missão fora dos palcos do “Domingão”. O apresentador da TV Globo foi anunciado como padrinho do Instituto Inteligência Artificial de Verdade (IAV), uma organização sem fins lucrativos lançada neste fim de semana com o propósito de popularizar e desmistificar a inteligência artificial no Brasil.
Para marcar o início da parceria, Luciano Huck publicou em suas redes sociais um vídeo impactante em que simula uma viagem ao espaço. A superprodução, que chamou atenção pela qualidade cinematográfica, foi inteiramente gerada por IA — com exceção do roteiro, criado por humanos. “Apesar de parecer real, eu não fui ao espaço. Tudo o que você viu – imagens, sons, trilha sonora, ambientação – foi produzido com inteligência artificial”, revelou ele na legenda da publicação.
O apresentador também destacou a importância de educar o público sobre os riscos e os potenciais dessa tecnologia:
Leia Também No Domingão, Luciano Huck opina sobre PL que equipara aborto a homicídio
“A partir de hoje, queremos contribuir em uma urgente e necessária jornada de letramento sobre inteligência artificial. Queremos ajudar a explicar, com clareza e responsabilidade, o que é essa tecnologia que já está mudando o mundo”, escreveu.
Segundo Huck, embora a IA tenha o poder de revolucionar positivamente diversas áreas como educação, trabalho, comunicação e empreendedorismo, ela também pode ser usada para desinformar e manipular. Por isso, o IAV pretende ensinar a população a identificar o que é real, o que é artificial “de verdade” e o que é artificial “de mentira”.
O Instituto Inteligência Artificial de Verdade nasce com a missão de traduzir a linguagem técnica da IA em informações acessíveis ao grande público. Em tempos de desinformação digital, a proposta é orientar os usuários a reconhecerem conteúdos enganosos e desenvolverem senso crítico diante do uso da tecnologia.
Com sua popularidade e credibilidade, Luciano Huck soma forças a essa iniciativa, reforçando a urgência de uma alfabetização digital que prepare a sociedade para lidar com os impactos — positivos e negativos — da inteligência artificial.
**As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.
Agora também estamos no telegram! Receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.