Maika Lois: Uma Voz de Força e Inspiração na Luta Contra a Esclerose Múltipla

Publicado em

Em um mundo onde a saúde muitas vezes é colocada em segundo plano, a história de Maika Lois, uma carioca de 43 anos e mãe do Antônio, professora e cientista social, ressalta a importância de prestar atenção à nossa própria saúde. O que Maika inicialmente considerou como um problema de vista cansada, algo comum após os 40 anos, acabou revelando-se um sinal de algo muito mais grave.

Após um ano repleto de incertezas e diversas consultas médicas, ela foi diagnosticada com Esclerose Múltipla (EM), uma doença neurológica desmielinizante autoimune. “Com minha vida agitada, equilibrando as responsabilidades de mãe e profissional, inicialmente não percebi a gravidade dos sintomas”, relata Maika Lois.

Maika Lois- Foto/ Reprodução: Acervo Pessoal

Conforme descrito pelo Hospital Israelita Albert Einstein, a Esclerose Múltipla é uma doença que afeta a bainha de mielina dos neurônios no sistema nervoso central. “Alguns locais são mais propensos à desmielinização característica da doença, explicando os sintomas mais comuns. Estes incluem o cérebro, o tronco cerebral, os nervos ópticos e a medula espinhal”, explica Maika, oferecendo uma visão clara sobre as áreas mais afetadas pela doença em seu corpo. “Hoje, vivendo com essa doença crônica, enfrento altos e baixos. Procuro manter uma rotina de exercícios físicos, uma boa alimentação e amo dançar”, diz Maika.

Maika enfrenta não apenas os desafios físicos da doença, mas também estigmas e preconceitos.Ao receber o diagnóstico, muitas vezes nem sabemos o que ele realmente significa. Buscamos apoio, mas frequentemente nos deparamos com opiniões e comentários involuntários de pessoas sobre algo que está acontecendo conosco, algo que ainda estamos tentando compreender”, reflete Maika sobre a experiência de ser diagnosticada com uma condição complexa como a Esclerose Múltipla.

Maika Lois- Foto/ Reprodução: Acervo Pessoal

Ela ressalta a prevalência da Esclerose Múltipla no Brasil, mencionando dados significativos: “Estima-se cerca de 40.000 casos no país, com uma prevalência de 15 casos por 100.000 habitantes, de acordo com a última atualização da Federação Internacional de Esclerose Múltipla e da Organização Mundial da Saúde em 2013″, contextualiza Maika.

Diante dos desafios, Maika se transformou em uma influenciadora de saúde, lutando por melhor acesso a tratamentos e medicações, e usando sua voz para apoiar e orientar outros afetados pela doença. No seu perfil do Instagram, Maika compartilhou uma mensagem importante: “É crucial entender que a Esclerose Múltipla afeta cada pessoa de maneira única; não existe uma verdade absoluta sobre a doença”, enfatiza ela. “Há uma variedade de medicações disponíveis, muitas acessíveis pelo SUS. Assim, é fundamental buscar a orientação de profissionais qualificados para um tratamento adequado e personalizado”, comenta Maika em um dos seus vídeos.

Dessa forma, Maika resolveu escrever e compartilhar seu conhecimento e experiência. Por meio do seu E-Book “A História da Esclerose Múltipla no Brasil”, ela oferece um apoio para aqueles afetados pela doença. Neste trabalho, Maika combina sua vivência pessoal com a riqueza de sua formação acadêmica. “O E-Book não só educa sobre a Esclerose Múltipla, mas também fornece uma perspectiva empática e informativa, servindo como um recurso importante para pacientes, familiares e profissionais da saúde”, conclui Maika Lois.

Maika Lois- Foto/ Reprodução: Acervo Pessoal

Maika faz parte do projeto “Rede de Apoio e Conscientização”, uma iniciativa focada na luta pela causa da Esclerose Múltipla e outras doenças raras. Seu envolvimento nesse projeto demonstra seu compromisso em aumentar a conscientização e oferecer suporte a pessoas que enfrentam desafios semelhantes. Para quem deseja conhecer mais sobre sua história e obter uma compreensão mais profunda sobre a doença, é possível seguir Maika nas redes sociais. Ela está ativa tanto no TikTok quanto no Instagram @maika.lois, onde compartilha informações, experiências pessoais e dicas de apoio.

 

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal ou mesmo do Portal iG.

A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<