O vice-campeão do Big Brother Brasil, Matteus Amaral, está de volta a Alegrete e vai representar o Rio Grande do Sul na geração do fogo da Chama Crioula nesta sexta-feira (16). A cerimônia reunirá representantes do Uruguai, Argentina e Brasil para homenagear a história e marcar a integração entre os povos.
“É uma alegria para mim ver a Chama Crioula sendo acendida em meu Alegrete este ano, reunindo cavaleiros de todo o Estado. Sou da quarta região e vivo o Espírito Gaúcho com orgulho. Sinto-me honrado em poder divulgar a todo o Brasil a riqueza de nossa cultura, nossos valores e nossa história.”

O evento marca o início de uma das mais importantes tradições culturais do estado do Rio Grande do Sul: o Festejo Farroupilha. “Fui convidado para acender a Chama Crioula em minha cidade este ano e me sinto honrado. Reunimos aqui mais de 1.500 cavaleiros gaúchos que levarão para suas cidades este sentimento vivo de pertencimento à cultura gaúcha, que tanto me orgulha. Em cada centelha, é acesa a memória daqueles que lutaram pela liberdade e pela preservação da identidade gaúcha”, reforça Matteus.

Este ano, as comemorações prometem resgatar ainda mais a essência da cultura gaúcha, reunindo a comunidade em torno de seus valores históricos e de seu legado. Os eventos, que incluem desfiles, apresentações culturais, rodas de chimarrão e provas de laço, serão realizados em diversas cidades, destacando o forte vínculo do Rio Grande do Sul com suas raízes.
Para além das celebrações, o Festejo Farroupilha reafirma o compromisso com a preservação do legado cultural, sendo um espaço de união, respeito e valorização da história.

As comemorações têm início com o recebimento da Chama Crioula nesta sexta-feira, em Alegrete, e seguem até o dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho, com uma programação diversificada por todo o Estado para todas as idades.
Fotos: Lennon Silva/Brazil News
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.
**As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião do portal