O chefe Alex Duarte da dicas para quem quer empreender no Ramo Gourmet

Publicado em

Alex Duarte nasceu na cidade de Taquara, Rio Grande do Sul, seu sonho vem de família, sua mãe era confeiteira, produzia bolos de aniversário e casamento, desde pequeno observou cada ingrediente que ela utilizava e o amor que ela transparecia ao confeccionar suas artes em forma de bolo. “Comecei aos 14 anos de idade, minha mãe organizava o espaço com todos os ingredientes e começava a produção, era muito carinho e me apaixonei perdidamente, posso dizer que este é meu diferencial. Eu acabei me diferenciando, por montar uma estrutura de acordo com a argumentação do cliente.

Em meio a pandemia no ano de 2020, comecei a gravar Lives e investir em qualidade de matérias primas, fornecedores confiáveis e uma produção cuidadosa e artesanal, esse foi o diferencial, meu público criou a sua própria percepção em cima da minha marca”, conta com emoção.

Alex Duarte – Foto: Acervo Pessoal
Alex Duarte – Foto: Acervo Pessoal

Ter presença online é fundamental para qualquer empreendimento nos dias de hoje e Alex descobriu isso. “Priscilla eu percebi que o mercado online poderia atrair mais clientes, o atendimento personalizado em conjunto com uma transmissão instantânea de dados em tempo real. Eu acredito que, para se diferenciar o ideal é mudar a rota, eu fiz algo que jamais alguém que não fosse destemido faria. Eu estava ao vivo com múltiplos usuários de maneira simultânea e online, aberto a ouvir feedbacks, sugestões desses clientes, foi ótimo! Eu consegui cuidar do atendimento e por fim, fidelizei os meus clientes” explica.

<

Alex conta que seu objetivo era fazer com que mais pessoas degustassem e descobrissem os novos sabores, que tivessem uma experiência diferenciada no ramo Gourmet artesanal. “Atualmente trabalho em uma padaria bem conceituada na cidade de Valinhos em São Paulo. Eu iniciava a Live na hora e realizava a receita passo a passo, as pessoas iam fazendo as reservas. Comecei a abrir as Lives para ensinar e cobrava um valor simbólico para quem quisesse participar posteriormente”, conta.

Alex Duarte, é conhecido como o Gourmet de fatias lucrativas. “Sabe Priscilla o sonho de qualquer pessoa que faz doces e bolos para vender vai muito além do lucro, mas sim ter junto de tudo isso o seu trabalho reconhecido. Muita gente almeja os primeiros lugares no ranking de melhor confeiteiro, do dia para noite. Porém são poucos os que chegam lá. A dedicação à profissão é um dos segredos, mas por trás disso existem outros pontos a considerar. Por onde começar”, conclui o especialista.

 

Alex Duarte – Foto: Acervo Pessoal
Alex Duarte – Foto: Acervo Pessoal

Alex explica que para começar, se você ainda está dando seus primeiros passos na confeitaria, a primeira coisa é buscar o conhecimento básico das regras da culinária em geral. “Por exemplo, muitas pessoas fazem produtos em casa, para suas famílias, amigos ou para si mesmo, de forma amadora. Elas sabem o que significa untar uma forma, mas muitas outras não tem noção do que é isso. Não ache que isso não é normal ou motivo de vergonha, afinal, ninguém nasce sabendo ou é obrigado a conhecer os termos culinários, entretanto, se você deseja ser uma confeiteira (o)  profissional, é preciso conhecer o vocabulário e as terminologias da culinária, foi quando em 2021 montei meu primeiro curso online ‘Fatias Gourmet Lucrativas’, fui me tornando muito conhecido a nível nacional”, conta ele.

Duarte destaca que o empreendedorismo no ramo gourmet requer dedicação, conhecimento e paixão pelo produto que se está oferecendo. “Planejamento, estratégia e muito trabalho é preciso para alcançar o sucesso nesse mercado oferecendo produtos de alta qualidade para um público que ama o que você produz. Não há para onde correr, se você realmente quer se tornar um confeiteiro de sucesso, então é preciso fazer um bom curso de confeitaria. É estudando que você poderá adquirir conhecimento e se especializar mais profundamente na área de confeitaria. É preciso técnicas indispensáveis para um profissional, truques para assar massas, tipos de massa, ‘massa branca e variações, red velvet, massa de cacau’, recheios e coberturas, ganache, creme, buttercream e Montagens e decorações, como montar um bolo na forma, bolo com quina irregular, bolos cobertos e muito mais”, explica o especialista.

<

Para conhecer mais sobre a história de Alex segue ele no Instagram @chefealexduarte

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Google Noticias ou EGOBrazil no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.

© 2023 EGOBrazil | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Famosos

Últimas Notícias

Leia Mais

<