Luciana Guimaraes atravessou fronteiras levando na mala mais do que pautas e microfones. Levou coragem, sensibilidade e um jeito muito brasileiro de contar histórias. E tem transformado deslocamento em narrativa e saudade em pauta. É conhecida pelo verbo preciso e alma generosa…
Nos Estados Unidos, essa jornalista Luciana Guimaraes que não apenas comunica traduz a realidade com leveza, oferecendo ao público clareza, empatia e profundidade, vem conquistando espaço com a mesma naturalidade com que conquista corações. Como correspondente internacional, ela traduz o mundo para o público do Brasil, mas também traduz o Brasil para o mundo.
Natural de São Gonçalo, no RJ, seu jeito de comunicar, que informa, acalma e aproxima, virou marca registrada sincero, acolhedor, humano.
O trabalho de Luciana Guimaraes não se limita aos fatos. Ela observa, escuta, sente. Caminha pelas ruas estrangeiras com o olhar atento de quem entende que notícia também mora nos detalhes: no gesto, no silêncio, no contexto. É assim que constrói pontes entre países, culturas e emoções.
Com profissionalismo firme e delicadeza rara, ela enfrenta fusos horários, agendas intensas e a distância de casa sem perder o brilho. Pelo contrário, é justamente fora do Brasil que seu talento ecoa mais alto, mostrando que o jornalismo feito com verdade atravessa oceanos. Sua escrita revela uma doçura que não fragiliza, mas fortalece a narrativa, transformando informação em reflexão.
Seja falando sobre política, economia, cultura, ela prende a atenção até de quem apenas zapeava os canais como um ímã e uma força da natureza. Transmite com responsabilidade, mas também com emoção.
“Precisava de uma guinada, uma vez que a vida me virou do avesso. Só que aí eu descobri que o avesso é meu lado certo (risos). E vir para os Estados Unidos me mostrou um caminho diferente, feliz, leve e em paz, como nunca.”, afirma.
Nos bastidores e diante das câmeras, ela é unanimidade. Admirada por colegas, respeitada pelas equipes técnicas e querida por quem acompanha seu trabalho diariamente. Há nela uma leveza rara, que convive em perfeita harmonia com a seriedade do jornalismo. Ela prova que é possível noticiar com rigor, sem perder a empatia.
“Luciana Guimaraes é uma pessoa muito especial, com uma integridade e qualidade humana incomuns. Ela se destaca por sua ética profissional, seu compromisso permanente e uma atitude sempre responsável diante dos desafios que assume, tornando-se uma peça fundamental em qualquer mecanismo em que participa. Seja no âmbito profissional, ou no pessoal, é afortunado quem a conhece.”, declara Cristian Perez, editor-chefe da KHL, e da Revista Off-Highway Research.
E, enquanto encanta os Estados Unidos com seu talento, continua chegando diariamente aos lares brasileiros como alguém de casa próxima, confiável e inspiradora.
“A Lu é luz, é energia, é entrega. Ela alia uma delicadeza rara a uma competência incontestável. Fora que é super engraçada e espirituosa. Um prazer sempre trabalhar com ela.”, reforça.
Mas, por trás do microfone e das reportagens que cruzam fronteiras, existe também o papel mais importante de todos: o de mãe, que ela cumpre, longe dos holofotes, com a bravura de uma leoa.
Essa simpatia, alto astral e de domínio luminoso, equilibra a intensidade da carreira com a delicadeza da maternidade. Entre fusos horários, pautas urgentes e compromissos profissionais, ela encontra tempo — e sobretudo dedicação — para exercer a função que dá sentido a tudo o que faz.
“Minha filha é o meu radar, meu êxtase e ela me convoca o tempo todo a ser melhor. Como mulher, profissional e no meu exercício mais protuberante; entre todos os caminhos que o universo me ofereceu, ela é a missão maior.”, enfatiza.
Vivência, maturidade e valentia de ser muitas em uma só e todos que a cercam reconhecem essa entrega. A admiração não vem apenas do talento diante das câmeras, mas da forma verdadeira com que ela vive a profissão e a vida.
E assim, ela permanece: escreve, resiste e constrói sentido, ocupando espaços importantes com ternura e bom humor, transforma a rotina em poesia e a vida em alegria.
As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e podem não necessariamente expressam a opinião deste portal.
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.



