A dois dias da morte de Preta Gil, o legado da artista foi eternizado oficialmente pela cidade do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (22), a prefeitura anunciou, por meio do Diário Oficial, que um circuito de blocos de carnaval de rua passará a levar o nome da cantora.
Nascida na capital fluminense, Preta Maria Gadelha Gil Moreira, mais conhecida como Preta Gil, construiu uma história marcante na música e no carnaval carioca. Fundadora do tradicional Bloco da Preta, que arrasta multidões desde 2009, a artista também brilhou como Rainha de Bateria em 2007, reforçando sua forte ligação com as festividades populares da cidade.
O decreto, assinado pelo prefeito Eduardo Paes, destaca a “vitoriosa trajetória pessoal e profissional” de Preta Gil e reconhece o impacto cultural da cantora no Centro do Rio de Janeiro. A publicação ainda ressalta que o Bloco da Preta é “uma das mais relevantes expressões do carnaval carioca, reunindo milhões de pessoas nas ruas do Centro da cidade”.
A nova rota oficial do desfile terá início entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos, encerrando na própria avenida, nas proximidades da Rua Araújo Porto Alegre. A medida homenageia não apenas a cantora, mas toda a representatividade de sua arte, carisma e resistência ao longo de cinco décadas de vida.

Com essa iniciativa, o município do Rio consagra Preta Gil como parte permanente da memória afetiva e cultural da cidade, transformando o circuito carnavalesco em um símbolo de celebração à sua história e legado artístico.
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site EGOBrazil sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o EGOBrazil no Instagram.



